Há imensas receitas de bacalhau assado no forno, eu própria faço de diversas formas. Esta é a que faço quando...não tenho nada em casa para fazer uma cobertura decente!
Sabem aqueles dias em que nem um pimento há no frigorifico para fazer uma cebolada? Ou os dias em que nos esquecemos de por alguma coisa a descongelar e lá vai o bacalhau para debaixo de água a descongelar "à pressão"? E na despensa não há aquela saqueta para fazer um molho de marisco que também sabe por cima do bacalhau assado? Pois é exatamente nesses dias que eu faço esta receita de bacalhau. O mais curioso é que a minha família adora e agrada a todos!
Já a mim também me agrada porque não há tachos, nem tachinhos, vai tudo cru para o forno e ao mesmo tempo, deixando-me tempo livre para as tantas tarefas domesticas que há para fazer.
Como já é habitual nas minhas receitas de bacalhau, não ponho "rios" de azeite, que acho completamente desnecessário e um verdadeiro desperdício. Este, como outos, levou apenas azeite para cobrir o fundo da assadeira.
Para 6 pessoas vão precisar de:
- 3 postas grandes de bacalhau alto ou 6 postas pequenas
- 12 batatas médias
- 3 cebolas
- 6 dentes de alho
- ´salsa (+ ou - 10 pés)
- pimentão doce (uso Chaparral)
- azeite q.b.
- Pus o forno a aquecer a 220ºC. Descasquei as cebolas, os alhos e as batatas. Parti as cebolas em meias luas, os alhos laminados e as batatas aos cubos.
- Numa assadeira coloquei metade das cebolas e alho, o bacalhau por cima, a restante cebola e alho em cima do bacalhau e as batatas ao lado. Espalhei os pés de salsa e polvilhei tudo com pimentão doce.
- Reguei com azeite. Não é necessário muito azeite, apenas o suficiente para cobrir o fundo da assadeira ( o bacalhau cozinha na sua própria água).
- Levei ao forno durante uma hora tapado com papel de alumio, que retirei 10 minutos antes de desligar. Fui regando com o molho que se formou.
* Quando preciso que fique pronto em menos tempo, ponho o forno no máximo, ou seja, 240ºC. Não há qualquer problema porque está tapado e não vai queimar nada nem secar.
Bacalhau é bom de todas as maneiras mas, como eu gosto mais, é quando o cozinho sem perder o seu sabor. Ás vezes inventa-se tanto e acrescenta-se tantos molhos, azeite,.. ao bacalhau, que o prato sabe a tudo menos ao que devia...
Bom apetite!
0 Comentários