Pá de Porco (com osso) assada no forno com pimentos






Uma deliciosa sugestão para o almoço de domingo, é um prato que dá pouco trabalho mas que tem de ser feito com bastante tempo. Isto porque a carne deve estar no forno a assar lentamente. Assim ela fica bem tenrinha!
Alguns devem estar a pensar que não é um almoço lá muito saudável por ser um assado de carne de porco. Claro que é saudável, desde que seja consumido com moderação. Seguindo a pirâmide alimentar, as carnes vermelhas não devem ser excluídas, devem ser consumidas esporadicamente, isto quer dizer que não devemos comer destas carnes mais que 3 vezes por semana e escolher as partes magras (lombo, costeleta, perna , pá). Claro que o modo de cozinhar também é importante, mas um assado não faz mal nenhum, desde que não acrescentem gorduras a mais, um fio de azeite é suficiente.
Para 6 pessoas vão precisar de:
  • 2 kg de pá de porco com osso
  • 1 pimento verde
  • 1 pimento vermelho
  • 2 cebolas
  • 3 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de massa de pimentão
  • 2 pés de salsa picada
  • 1 caldo de carne (tipo Knorr)
  • 1 fio de azeite

  1. Temperei a carne de véspera com uma pasta feita com o caldo de carne, o azeite, o alho picado, a salsa e a massa de pimentão. Esfreguei bem a carne com esta pasta. (Peço desculpa mas esqueci-me de tirar foto). Reguei com um copo de vinho branco e tapei com folha de alumínio.
  2. Domingo de manhã pus o forno a aquecer, inicialmente a 220ºC e, quando quente, coloquei a assadeira com a carne. Baixei o forno para os 180ºC. A intenção é apenas não baixar muito a temperatura do forno ao introduzir a assadeira fria; como o forno está mais quente que a temperatura pretendida, não vai haver "quebra" de calor.
  3. Lavei os pimentos e cortei-os ás tiras, as cebolas aos gomos e reservei.
Esta é a parte boa dos assados domingueiros: fui sair e deixei o almoço a fazer-se sozinho, sem preocupação pois ele vai estar pelo menos 2 horas no forno. Mas não demorei esse tempo todo...
  1. Ao fim de mais ou menos 1 hora de estar no forno, voltei a subir a temperatura para 220ºC (o motivo é o mesmo, não haver quebra de calor ao introduzir alimentos frios). Retirei do forno, virei a carne e coloquei as tiras de pimento e as cebolas. Voltou para o forno mais uma hora, agora já sem a folha de alumínio. Voltei a por a temperatura do forno a 180ªC.
  2. Retirei do forno e livrei-me do osso. Primeiro tirei a carne que está agarrada aquela zona lisa e paralela à carne do osso. É muito fácil, sai como se fosse uma fatia. Depois é só ir introduzindo a faca no sentido do osso.
  3. Voltei a virar a carne e fatiei.






Servi com arroz branco.





0 Comentários