Tarte de Brownie - uma versão saudável sem açúcar nem manteiga



Já experimentei fazer várias receitas tradicionais numa versão saudável. Umas ficam perto do sabor mas a faltar qualquer coisa, outras ficamos com a sensação que não tem nada a ver com a original, mas é muito bom, outras em que dizemos " está quase lá mas...não é a mesma coisa..."
De brownie já tinha experimentado duas e não ficaram nada bem, nem em sabor, nem em textura. Estava quase a desistir de fazer este bolo que os meus filhos tanto gostam de forma saudável, quando descobri esta receita na internet. Chamou-me atenção porque já utilizei várias vezes as tâmaras para substituir o açúcar e dar alguma textura e correu sempre bem, até mesmo a mousse de chocolate feita com abacate, fica sempre melhor com as tâmaras do que com o mel.
O resultado foi surpreendente! Sabem porque? Porque esta versão consegue ser melhor que a tradicional! É isso mesmo, realmente em nada fica a perder, é deliciosa, difícil de comer só uma fatia. Assim que terminou, tive vontade de ir a correr ao supermercado comprar tâmaras para fazer outra...


*Esta é uma receita de brownie. Dei-lhe o nome de tarte de brownie porque tinha a forma quadrada ocupada e resolvi fazer na da tarte.
Vão precisar de:
  • 250g de tâmaras
  • 100g de chocolate preto 70% cacau (utilizei uma tablet de marca branca) - se tiverem aí por casa uns quadrados de chocolate soltos podem usar; eu acrescentei 3 quadrados de chocolate culinária
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 3 ovos
  • 70 g de farinha integral
  • 30 g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • uma chávena de chá de nozes picadas grosseiramente

Tal como em outras receitas que utilizam as tâmaras para substituir o açúcar e dar alguma textura, é necessário coloca-las demolho em água quente durante pelo menos um quarto de hora. Aqui as tâmaras vão substituir o açúcar e a manteiga. Comecei então por tirar o caroço ás tâmaras e pô-las de molho em água quente (não deitar a água fora). Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Piquei o chocolate e verti para uma tigela. Retirei as tâmaras da água para a picadora, sem as escorrer, com a ajuda de uma colher para que vão com alguma água. Piquei até ter uma massa que não é muito espessa mas também não é liquida. Se for necessário, acrescentem um pouco mais da água.
Juntei esta mistura ao chocolate e os restantes ingredientes. Bati com a colher de pau. No brownie não utilizo a batedeira.








Forrei a forma com papel vegetal, da mesma forma que sempre faço, ou seja, ponho o papel apenas no fundo e prendo com a lateral. Desta forma facilmente desformo por completo as tartes. Untei com manteiga e verti a mistura. Levei ao forno por cerca de 20 minutos (convém irem vendo quando está cozido porque é um bolo que requer aquele tempo certo de forno).
Retirei, desformei e polvilhei com açúcar fino.





É verdadeiramente irresistível! Mas não há problema nenhum em não resistir...Podemos comer a qualquer hora!



0 Comentários