Soufflé de Bacalhau




Esta é a forma como eu faço o soufflé de bacalhau, uma receita fácil, rápida e, para mim, leve. É também uma receita versátil, ou seja, se pretendemos fazer mais económica, podemos fazer com, por exemplo, atum, uma sobra de carne ou peixe; se queremos para uma entrada, podemos fazer com, por exemplo, cogumelos; ou ainda pode servir de acompanhamento, substituindo o bacalhau por legumes. Quero com isto dizer que, a minha base de soufflé é sempre a mesma, não utilizo manteiga mas sim azeite e, se tiver alguma clara de ovo a mais no frigorifico, não hesito em coloca-la. Como vão reparar, nem precisam de se preocupar em utilizar ingredientes light para a tornar mais saudável, pois já todos são simples e essenciais numa alimentação equilibrada e variada.




Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 2 postas de bacalhau médias
  • 200ml de água de cozer o bacalhau
  • 200ml de leite
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 5 colheres de sopa rasas (50g) de farinha de espelta (ou trigo integral)
  • 4 ovos (se tiverem podem por mais uma ou duas claras)
  • 100g de queijo ralado (usei mozarela)
  • 1 flor pequena de brócolos
  • 2 pés de salsa se não colocarem brócolos
  • azeite para untar

  1. Cozi o bacalhau e os brócolos juntos. Retirei, deixei arrefecer o bacalhau e os brócolos e reservei a água de cozer.
  2. Juntei o leite á água do bacalhau e levei ao lume para aquecer enquanto iniciei a preparação do molho.
  3. Deitei as colheres de azeite num tachinho e levei ao lume. Quando quente, juntei a farinha, aos poucos e mexendo com a vara de arames manual. Acrescentei a mistura de leite, também aos poucos e mexendo sempre, até obter um creme liso. Se estiver com grumos não se preocupem, basta passar a varinha mágica (está sempre a acontecer-me...). Temperei o creme apenas com sal. Se gostarem, esta é a altura para por pimenta ou noz moscada que fica muito bem.


  4. Pus o forno a aquecer a 200ºC.
  5. Retirei do lume, limpei o bacalhau de peles e espinhas e acrescentei-o ao creme mais os brócolos. Passei para uma assadeira redonda untada com azeite.
  6. Separei as gemas das claras. As claras bati em castelo. As gemas juntei ao creme, mexi, acrescentei o queijo (reservei um pouco para gratinar), mexi e juntei as claras em castelo, aos poucos e apenas envolvendo delicadamente.






  7. Polvilhei com o queijo que tinha reservado e levei ao forno por cerca de 50 minutos. Quando ficou dourado, que foi mais ou menos ao fim de meia hora, desliguei a resistência de cima do forno e subi a temperatura para 220ºC para terminar de cozinhar por baixo.

Servi de imediato.



0 Comentários