Um destes dias, a minha filha Camila perguntou-me isto mesmo, se eu não publicava no meu blog as sopas. A pergunta veio a prepósito desta sopa, que faço de vez em quando, e que ela quando era mais pequena não gostava nada e agora adora. Resolvi então partilha-la convosco, porque é muito simples e, na verdade, nem é bem uma receita, é mais uma forma de aproveitar legumes numa sopa.
O que eu faço para fazer este caldo é dar a "volta" ao frigorifico e congelador, ver o que há de legumes em pequena quantidade e, quase literalmente, por para a panela!
Digo "quase" porque gosto de por uma leguminosa (grão de bico, feijão,..) e um pouco de massa (cotovelinhos, pevide,...) para dar textura. Também gosto de por um bocadinho de carne, crua ou já cozinhada, mas é só se tiver ou se me tiver lembrado de retirar um pouco de alguma refeição anterior. Qualquer carne serve, já fiz com pedacinhos de bacon e até com bacalhau.
O que recomendo é apenas que não tenham medo de misturar legumes, nem medo que as vossas crianças não gostem. Elas ás vezes surpreendem-nos e podem sempre tirar um pouco á parte e triturar, que fica uma sopa muito completa.
Para 8 pessoas vão precisar de:
- 1 cebola
- azeite
- 2 colheres de sopa de concentrado de tomate (ou tomate enlatado partido)
- 1 caldo de carne
- 1 cenoura
- 1/4 de couve lombarda partida
- folhas de couve de brócolos
- 1 alho francês
- 1 curgete pequena
- 1 peito de frango desfiado (usei uma sobra de frango de churrasco mas, como disse em cima, uso o que tiver disponível em casa, cozinhado ou não)
- 1 lata de grão cozido
- 1 lata de cogumelos laminados
- 1 "mão" cheia de massa de cotovelinhos
- 1 flor pequena de brócolos
*se a carne que forem usar estiver crua, colocar aqui.
Acrescentei o concentrado de tomate, mexi e coloquei todos os outos ingredientes pela seguinte ordem: couve lombarda, cenoura, alho francês e couve de brócolo. Tapei e deixei cozinhar (colocar um pouco de água se estiverem com pressa e precisarem de ter o lume alto).
Acrescentei a courgette, o frango desfiado, o caldo de carne e a massa. Mexi e juntei água até ficar bem coberto. Cozinhou por breves minutos (é só tempo suficiente para desfazer o caldo, cozinhar a massa e apurar).
Ainda com o lume ligado, acrescentei o grão, os cogumelos e os brócolos.
Verifiquei a água e, acrescentei até novamente cobrir.
Assim que levantou fervura, desliguei e está pronto.
É realmente muito boa esta sopa, muito apreciada cá em casa, e dá-me muito jeito fazer quando tenho vários "restos de legumes" no frigorifico. Convém é evitar porem enchidos, pois ela é bastante saudável sem eles!
0 Comentários