Caldo de legumes


Nunca partilhei aqui as minhas sopas, apesar de haver sopa cá em casa todos os dias, que faço dia sim, dia não. Apenas porque acho que as minhas sopas são... vulgares.
Um destes dias, a minha filha Camila perguntou-me isto mesmo, se eu não publicava no meu blog as sopas. A pergunta veio a prepósito desta sopa, que faço de vez em quando, e que ela quando era mais pequena não gostava nada e agora adora. Resolvi então partilha-la convosco, porque é muito simples e, na verdade, nem é bem uma receita, é mais uma forma de aproveitar legumes numa sopa.
O que eu faço para fazer este caldo é dar a "volta" ao frigorifico e congelador, ver o que há de legumes em pequena quantidade e, quase literalmente, por para a panela!
Digo "quase" porque gosto de por uma leguminosa (grão de bico, feijão,..) e um pouco de massa (cotovelinhos, pevide,...) para dar textura. Também gosto de por um bocadinho de carne, crua ou já cozinhada, mas é só se tiver ou se me tiver lembrado de retirar um pouco de alguma refeição anterior. Qualquer carne serve, já fiz com pedacinhos de bacon e até com bacalhau.
O que recomendo é apenas que não tenham medo de misturar legumes, nem medo que as vossas crianças não gostem. Elas ás vezes surpreendem-nos e podem sempre tirar um pouco á parte e triturar, que fica uma sopa muito completa.



Para 8 pessoas vão precisar de:
  • 1 cebola
  • azeite
  • 2 colheres de sopa de concentrado de tomate (ou tomate enlatado partido)
  • 1 caldo de carne
  • 1 cenoura
  • 1/4 de couve lombarda partida
  • folhas de couve de brócolos
  • 1 alho francês
  • 1 curgete pequena
  • 1 peito de frango desfiado (usei uma sobra de frango de churrasco mas, como disse em cima, uso o que tiver disponível em casa, cozinhado ou não)
  • 1 lata de grão cozido
  • 1 lata de cogumelos laminados
  • 1 "mão" cheia de massa de cotovelinhos
  • 1 flor pequena de brócolos
Numa panela ou tacho grande, coloquei a cebola picada grosseiramente com o azeite a refogar.
*se a carne que forem usar estiver crua, colocar aqui.
Acrescentei o concentrado de tomate, mexi e coloquei todos os outos ingredientes pela seguinte ordem: couve lombarda, cenoura, alho francês e couve de brócolo. Tapei e deixei cozinhar (colocar um pouco de água se estiverem com pressa e precisarem de ter o lume alto).
Acrescentei a courgette, o frango desfiado, o caldo de carne e a massa. Mexi e juntei água até ficar bem coberto. Cozinhou por breves minutos (é só tempo suficiente para desfazer o caldo, cozinhar a massa e apurar).


Ainda com o lume ligado, acrescentei o grão, os cogumelos e os brócolos.
Verifiquei a água e, acrescentei até novamente cobrir.
Assim que levantou fervura, desliguei e está pronto.




É realmente muito boa esta sopa, muito apreciada cá em casa, e dá-me muito jeito fazer quando tenho vários "restos de legumes" no frigorifico. Convém é evitar porem enchidos, pois ela é bastante saudável sem eles!


0 Comentários