Bacalhau com natas fingido (com batata doce e iogurte)




Eu, como pressuponho a maior parte das pessoas, adoro bacalhau com natas, mas a realidade é que muito raramente como. Porquê? Porque me faz "confusão" tantas calorias num só prato! Já tentei comer só um bocadinho, pensando, como sempre faço, que se comer só um bocadinho, ou seja, metade da dose, são só metade das calorias, logo, não me irá fazer mal nem vou andar o dia todo a pensar nisso. O problema é que nunca consegui fazer isso! Começo a comer e não consigo ficar por um bocadinho.
Para resolver este "problema", experimentei fazer este bacalhau com natas falso, que não só não tem natas, como também não tem batatas fritas, nem batatas! Se é a mesma coisa? Não, claro que não, mas vale a pena porque é muito saboroso e saudável. Come-se com tanto prazer e sem culpas, que até nos esquecemos do verdadeiro prato.
Mas as vantagens não se ficam por aqui. É mais fácil e mais rápido de fazer, vistos que não é preciso fritar batatas. É, por isso, excelente para fazer ao dia de semana.





Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 2 postas de bacalhau grandes (600g de bacalhau)
  • 2 cebolas
  • 2 dentes de alho
  • 800g de batata doce*
  • tempero que preferirem para a batata e bacalhau (sal, tomilho, pimenta,...)
  • 2 iogurtes naturais ou iogurte grego natural
  • azeite
  • pão ralado
  • queijo mozarela ralado
*podem substituir a batata doce por courgette

Pus o bacalhau a cozer e liguei o forno a 200ºC.
Descasquei a batata doce e cortei em cubinhos. Espalhei numa assadeira (a mesma onde fiz o resto do prato), temperei com sal e reguei com azeite. Levei ao forno por cerca de 35 minutos (até a batata estar cozinhada e douradinha).
 Enquanto a batata cozinhou, retirei o bacalhau e limpei-o de peles e espinhas. No mesmo tacho onde o cozi, refoguei as cebolas partidas em meias luas e o alho picado, num pouco de azeite. Quando a cebola ficou translucida, juntei o bacalhau desfiado. Mexi e acrescentei os iogurtes. Envolvi bem.




Entretanto a batata estava pronta. Retirei do forno e verti o bacalhau por cima. Polvilhei com um pouco de pão ralado (ralei uma sobra de pão) e finalizei com o queijo ralado. Levei novamente ao forno a dourar.







Acompanhar com uma salada verde.