Rojões com Batata Doce, Couves de Bruxelas e Laranja




Há muitas formas de fazer rojões, de região para região mudam os temperos, a carne usada, o método  de confeção,...E eu tenho a minha própria forma, que é muito simples, não é rápida mas também não é preciso estar a tomar conta do tacho: deixasse no lume baixinho e vai cozinhando. O que faço de diferente da maioria das receitas tradicionais, é o costume: não há banha de porco, que é substituída por azeite, e também evito carne muito gorda, normalmente compro da perna ou do cachaço.
Esta combinação com a batata doce funcionou excelentemente bem, não só pelo contraste do sabor forte do rojão com o ligeiro adocicado da batata doce, mas também pelo facto desta ser mais saudável, mais leve, muito rápida de cozinhar.
A ideia era ter feito com grelos, mas infelizmente não encontrei ontem aqui na frutaria onde compro os meus legumes. Optei por aquilo que eu chamo de "solução de emergência", que são os legumes congelados, neste caso funcionou lindamente com estas couvinhas.

Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 800g de carne de porco para rojões (aqui usei da perna mas também gosto de fazer com o cachaço)
  • 4 folhas de louro
  • 3 dentes de alho picados
  • pimentão doce q.b.
  • 2 batatas doce grandes (não pesei mas teriam umas 800g)
  • 100g de couves de bruxelas
  • azeite
  • meia laranja

Comecei pelos rojões, partindo a carne em cubos médios.
Pus um tacho ao lume com azeite e, quando quente, adicionei a carne. Convém estar bem quente e o lume bem alto para que a carne perca o menos possível dos seus líquidos. Suja um bocadinho o fogão mas tem de ser...
Mexi até que toda a carne ter perdido a cor de crua. Baixei o lume para o mínimo (na minha placa de vitrocerâmica pus no 3) e acrescentei o alho, as folhas de louro, um pouco de sal e polvilhei com o pimentão doce. Mexi novamente, tapei de deixei cozinhar até estar tenra e quase não ter liquido nenhum (quando baixamos o lume, ela vai criar liquido que, para a carne ficar tenra, tem de desaparecer). Demorou cerca de 45 minutos.



Entretanto fiz as batatas. Descasquei e cortei-as aos cubos. Levei uma frigideira ao lume com azeite e, quando quente, adicionei as batatas. Temerei com um pouco de sal, mexi-as para as envolver no azeite, baixei o lume, tapei e deixei que "suassem". Quando já tinham um aspeto mais amarelo (podem ver na foto), acrescentei as couves. Mais 10 minutos e está pronto.







Cortei meia laranja em gomos.
Passei as batatas e as couves para uma travessa, coloquei por cima a carne e a laranja.

Melhor ainda só mesmo com grelos cozidos e temperados com azeite e alho ou brócolos cozidos.
Bom apetite!


0 Comentários