Frango assado no forno com limão


É uma das minhas receitas preferidas de frango assado. Gosto do sabor, é pratico e rápido de preparar e fica sempre com boa apresentação.

Vão precisar de:
  • 1 frango (este era um frango com 1,300kg mas a receita serve para qualquer tamanho)
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 caldo (tipo Knorr) de frango ou carne
  • 1 colher de sobremesa de pimentão doce
  • 1 limão

Comecei por limpar bem o frango, retirando as gorduras excessivas das pernas e limpando também por dentro, retirando tudo que está no interior (pulmões, goela, traqueia).
Passei ao molho com que o temperei. Coloquei numa tigela os alhos picados, o azeite, o caldo e o pimentão doce. Esmaguei bem com um pilão até obter uma espécie de massa. Barrei o frango com essa massa, por fora e por dentro, com o cuidado de levantar as asas e esfregar bem com a mistura.


Pressionei o limão com a minha mão para que o sumo se "solte" dentro.
Com a ponta de uma faca, furei todo o limão (pode ser com um garfo; a ideia é o limão libertar sumo quando estiver a assar).



Inseri-o na cavidade do frango e atei as pernas para que não se desmanche.


*O ideal é o frango ficar algum tempo assim, nesta marinada, mas desta vez esteve apenas 1 hora. Sempre que posso e, principalmente, se for um frango grande,  deixo ficar de um dia para o outro.
Pus o frango a assar no forno pré-aquecido a 200ºC, na parte de baixo do forno, durante cerca de 45 minutos (vai depender do tamanho do frango).



Acompanhei com arroz de ervilhas.