Costeletas de Porco recheadas de espinafres com molho branco de queijo


Muitas vezes as costeletas estão em promoção nos supermercados e talhos e nem sempre sabemos o que fazer com elas. Grelhadas são boas mas satura, fritas ou panadas é pouco saudável, dá imenso trabalho e demora tempo. Eu estou sempre á procura de formas de fazer que sejam saudáveis e saborosas ao mesmo tempo. Desta vez a experiencia correu muito bem e é para repetir, talvez tentando com outro molho para dar um novo sabor.
Parece muito complicado e com muitos passos mas não é. Fica tudo feito em 45 minutos.
Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 4 costeletas altas (pedi no talho para me partirem altas e depois dar um golpe ao meio, conforme poderão ver na foto em baixo
  • 200g de espinafres
  • 1 colher de sobremesa de Tempero Completo Flor das Hortas (este tempero vem num frasco e é uma excelente opção quando estamos com pressa. Traz cebola, alho, salsa e sal)
  • 100 g de queijo (pode ser qualquer um. Eu usei mozarela ralado mas fica ainda melhor com queijo creme)
  • azeite
Para o molho:
  • 2 colheres de sopa azeite
  • 1 colher de sopa de farinha
  • 250ml de leite
  • 75 g de queijo mozarela ralado
  • 1 colher de sopa de mostarda
Comecei por preparar o recheio de espinafres. Numa frigideira pus um fio de azeite a aquecer com a colher de tempero completo Flor das Hortas. Quando quente, juntei os espinafres. Deixei cozinhar, em lume brando, até ficarem macios. É muito rápido , 2 ou 3 minutos. Retirei do lume, juntei o queijo e misturei.
Liguei o forno a 200ºC.



Temperei a carne com um pouco de sal. Dividi a mistura de espinafres pelas costeletas e pus a frigideira a aquecer novamente.
Untei com um pouco de manteiga e, uma a uma alourei as costeletas de ambos os lados. Passei-as para uma assadeira e levei ao forno por cerca de 25minutos (coloquei na zona mais baixa do forno para que cozinhem sem secar demasiado.
















Enquanto a carne esteve no forno, fiz o molho, que também é muito rápido.
Pus o azeite a aquecer num tachinho. Quando quente e em lume baixo, juntei a farinha, aos pouco de cada vez e mexendo sempre (se for necessário retirar do lume para fazer esta operação). Acrescentei o leite, também aos poucos e mexendo bem sempre que coloquei um pouco. Finalmente juntei o queijo e a mostarda. Deixei ficar no lume até engrossar.
*O segredo para ficar macio é deitar os ingredientes aos poucos. Se ficar com grumos, que me acontece muitas vezes, é só passar a varinha mágica.








Acompanhei com massa  fettuccine, cozida por 5 minutos em água temperada com um pouco de sal e azeite.

Servi a carne e a massa regadas com o molho e polvilhada com salsa picada.


Bom apetite!


0 Comentários