Galo assado no forno




Muito simpaticamente, um amigo da família, de vez em quando, oferece-me um galo. Um daqueles enormes, que parecem perus e que eu olho para ele e digo: "Tenho comida para uma semana! Como é que eu vou cozinhar isto? Nem força tenho para o partir..." A solução é assa-lo inteiro. Mas depois surgem outros problemas: fica seco, duro,está horas no forno...
Desta vez veio cá trazer-me o "bicho"(sim, um bicho porque era maior que os habituais...) para o ano novo e eu, que até tinha convidados suficientes em casa para tanto alimento, resolvi faze-lo assado. Como não queria levantar-me muito cedo, até porque a noite da passagem de ano adivinhava-se ser longa, pré-cozinhei-o e no dia 1 foi só a dourar no forno. Ficou excelente, macio e cheio de sabor, fácil de trinchar e ainda fiz o arroz com a água de o cozer. Ora espreitem.
Vão precisar de:
  • 1 galo grande
  • 1 ramo de salsa
  • folhas de louro
  • 1 cebola
  • 6 dentes de alho
  • 1 laranja
  • tempero para frango Incopil q.b. (ou apenas manteiga)

Pus uma panela grande ao lume com água, a salsa, o louro, os dentes de alho com casca, a cebola também com casca. Quando começou a ferver, introduzi o galo inteiro e com as pernas atadas para não se desmanchar.

Deixei cozinhar por cerca de uma hora e meia mas vai depender do tamanho do galo.
Desliguei o lume e deixei ficar até ao outro dia (se for o caso de estarem a fazer tudo no mesmo dia, retirar logo para uma assadeira).
No dia a seguir, tirei para uma assadeira e reservei a água da cozedura para fazer arroz.
Desatei as pernas e pincelei com o tempero para frango para que fique douradinho (podemos apenas pincelar com manteiga). Reguei com sumo de laranja e levei ao forno até estar dourado.



Coloquei alguma água onde cozinhei a carne ao lume e, quando estava a ferver, coloquei o arroz.



Um bom ano de 2017 para todos!

0 Comentários