Chili com carne picada e aipo




Chili é um tipo de pimenta mexicana. A culinária mexicana é muito famosa em todo o mundo e caracteriza-se, precisamente, pelos sabores picantes, temperados com alho e pimenta, em especial a pimenta chili. Entre nós a mais famosa é esta, o Chili com carne moída, que, para além da carne moída, leva feijão, molho de tomate, condimentos variados e, claro, a pimenta chili.
É, portanto, um clássico da cozinha internacional picante! Eu não gosto de comida picante e nem tenho esta pimenta em casa, mas não foi isso que me impediu de fazer este delicioso prato e, sim, acrescentei um pouco de picante, só um bocadinho, porque senão não era chili nenhum!
Gosto de juntar mais alguma coisa ao meu prato para ficar mais colorido, normalmente é milho mas, o que não pode faltar é aipo. Eu adoro aipo e ponho em todos os pratos em que acho que combina bem. Este é sem duvida um deles!

Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 600g de carne de vaca picada
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1/2 lata de tomate em pedaços
  • azeite
  • 1 copo de vinho branco
  • piri-piri Incopil
  • 2 folhas de louro (opcional)
  • 4 talos de aipo grades
  • 1 lata pequena de feijão encarnado
Num tacho coloquei a cebola e o alho picados. Levei ao lume a refogar com azeite e, quando a cebola já estava translucida, juntei a carne, com o lume alto e aos poucos, para que fique solta. Quando já não havia carne com cor de fresca, juntei o tomate, o piri-piri, as folhas de louro, o aipo partido em pedacinhos e o vinho.


 


Deixei cozinhar por cerca de meia hora e juntei o feijão. Está pronto.
Hoje fiz sem milho porque não tinha em casa; quando ponho é uma lata pequena ao mesmo tempo que o feijão.

Acompanhei com arroz branco.

0 Comentários