Carne de porco com molho de caril




Já disse aqui que tenho um fã de caril em casa. É o meu filho mais velho que volta e meia lá anda de volta de mim para eu fazer caril e pode ser com qualquer coisa. Desta vez fiz com carne de porco, que tinha comprado e pedido no talho para partir aos cubos, pois tinha como destino carne de porco à alentejana e acabou em caril...
O que há a destacar nem é bem o prato mas sim a forma como fiz o molho. Todos gostamos de molhos cremosos, daqueles como o do strogonoff ou dos bifinhos com cogumelos ou ainda um molho de tomate bem espesso... Mas o problema é que para "engrossar" esses molhos tenho de usar natas ou farinha. Ou melhor, tinha porque já não tenho! Agora uso um preparado bastante saudável e com vários benefícios para a saúde, chamado de biomassa de banana verde, que´não é mais que cozer bananas verdes, mas mesmo verdes e tritura-las com um pouco de água. Forma-se um creme (ou uma massa) que tem inúmeras utilizações. Desde esta que já referi de engrossar os molhos ou as sopas, por exemplo, um creme de abobora ou de cenoura, como também doces, como brigadeiros, bolos, mousses e batidos.
Como as bananas são verdes, não têm sabor e, por isso, não conferem qualquer sabor aos pratos onde introduzimos. Para verem mais carregar aqui.

Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 800g de carne de porco (usei do lombo mas fica muito bem com a parte da perna)
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • azeite
  • 1 colher de sobremesa de caril em pó
  • 1 colher de sobremesa de açafrão
  • 1/2leite
  • 2 colheres de sopa de Biomassa de banana verde*
  • salsa picada ou cebolinho seco ou as duas coisas
  • massa cozida ou arroz branco

*Para a biomassa de banana verde:
Para saber mais sobre a biomassa de banana verde, aconselho a fazerem uma pesquisa, no entanto podem ver aqui um pequeno resumo que fiz na receita dos brigadeiros onde a utilizei. Nesse dia fiz a mais, que entretanto já usei para tornar mais cremosa uma sopa de abobora, evitando assim o abuso de batata e o uso de natas, hoje neste molho de caril e ainda tenho um pouco que vou utilizar num strogonoff.
Vão precisar de:
  • 2 bananas verdes (fiz 4 e guardei para outras utilizações)
  • água
  • triturador ou liquificador
Lavei bem as bananas e pus a cozer com a casca, por cerca de 45 minutos. É importante que a banana não tenha qualquer "abertura" na casca.
Na foto não parecem bem verdes mas estavam e têm de estar.


Escorri, abri a casca com a ajuda duma faca e coloquei na trituradora. Liguei e fui juntando um pouco de água conforme fui achando necessário (terei colocado mais ou menos 3 colheres de sopa de água). Triturei durante cerca de 10 minutos até obter uma mistura bem cremosa. Também é importante reter que tem de ser triturada quente, depois de fria tornasse difícil de obter uma mistura cremosa.


biomassa dividida em pequenos copos de 50 ml para guardar no congelador
O ideal é fazer na panela de pressão, onde deve estar a cozer por 10 minutos e deixar a pressão sair naturalmente antes de retirar.

Para o Caril:
Piquei a cebola e o alho e levei ao lume com o azeite numa frigideira larga. Acrescentei a carne e deixei que cozinhasse, inicialmente em lume brando para evitar que perca liquido e depois em lume brando mais uns 15 minutos (se estiver sem liquido, é só acrescentar um pouco de vinho branco).


Quando a carne estava cozinhada e praticamente sem molho, juntei o caril e o açafrão.
Mexi e acrescentei um pouco de leite e, de seguida as duas colheres de biomassa de banana verde. Na foto podem ver que está espessa, porque estava no frigorifico, mas, depois de aquecida vai diluir-se.
Com o lume médio para não agarrar, fui mexendo até a biomassa estar totalmente diluída no molho e este com a espessura desejada.




Polvilhei com salsa picada e servi com massa de cotovelinhos cozida. 
`
É tão bom comer o que mais gostamos sem culpas...


0 Comentários