As minhas almondegas já não são iguais ás demais, isto porque eu não adiciono nada à carne, nem ovo, nem pão ralado, nem cebola, nem salsa, nem passo por farinha, é só mesmo carne de bife (alcatra, bife do redondo ou outro) que peço para picar no talho duas vezes. Faço as bolinhas e vão assim para o molho de tomate ou caril.
Quanto ao molho de caril, hoje fiz de forma diferente, com leite de coco, porque tinha uma lata aberta e resolvi aproveita-la, mas irei por na descrição e nos ingredientes a receita com leite normal e com iogurte natural. Fica igualmente bom. Podem ainda por um pouco de gengibre em pó ou fresco ralado.
Para 4 pessoas vão precisar de:
- 700g de carne de vaca picada (usei bife do redondo e pedi no talho para picar 2 vezes)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- azeite
- 1 colher de sopa de caril
- 1 colher de sopa de açafrão
- 1 lata pequena de leite de coco (200ml)
- salsa
- Comecei por preparar a carne, fazendo pequenas bolinhas. Ponho um bocadinho de carne na mão, aperto e achato, só depois moldo em bolinhas rodando na palma da mão.
- Piquei a cebola e o alho e pus a refogar num tacho com azeite até a cebola estar macia.
- Enquanto a cebola cozinhou, preparei o molho, dissolvendo as especiarias (caril e açafrão) no leite de coco. *Se utilizarem leite normal, é só dissolver a farinha e as especiarias no leite. Se for com iogurte é a mesma coisa e depois coloca-se o iogurte no tacho.
- Verti o molho de especiarias no tacho, mexi e acrescentei as almondegas. Deixei cozinhar, em lume médio cerca de meia hora.
- Pode ser necessário retificar a consistência do molho. Caso gostem mais espesso, dissolver uma colher de sobremesa em 1/4 copo de leite ou água e acrescentar. Caso gostem mais fluido, é só juntar um pouco de leite.
0 Comentários