Roupa Velha


Quando era pequena e acho que ainda hoje, gostava mais do prato de bacalhau que a minha mãe fazia no dia 26 do que o da consoada. Era roupa velha, claro. Adorava, continuo a adorar e os meus filhos também! Faço questão de fazer comida a mais para poder fazer tão delicioso prato. Se tentar fazer propositadamente não é a mesma coisa. Aqui fica a receita que a minha mãe fazia e que eu faço questão de não mudar nada. E é tão bom ter o almoço praticamente pronto depois de dois dias a cozinhar...

Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 2 postas de bacalhau cozido
  • 8 batatas médias cozidas
  • 1 couve portuguesa cozida
  • 4 dentes de alho
  • azeite
  • pimentão doce
* só faço este prato no dia seguinte ao natal, por isso o bacalhau que tenho usado nos últimos anos é confitado e o azeite que uso é que usei para confeitar o bacalhau.

  1. Parti os dentes de alho e coloquei numa frigideira alta. Reguei com azeite e levei ao lume.
  2. Quando quente juntei as batatas partidas aos cubos. Polvilhei com pimentão doce e deixei apanharem um pouco do gosto ao alho.
  3. Lasquei o bacalhau e acrescentei ás batatas. Mexi e deixei que também o bacalhau tomasse o sabor do alho.
  4. Juntei a couve partida, mexi, deixar estar com o lume ligado mais 3 minutos e está pronto!
     Só é pena não ser Natal todas as semanas...


0 Comentários