Brigadeiros (sem leite condensado) de inspiração vegan


Uma guloseima numa versão alternativa e muito mais saudável!
É possível comer com muito sabor de forma saudável! Para além disso, nenhuma festa é boa se não tiver bons docinhos como, por exemplo, os maravilhosos brigadeiros.
Nesta receita de brigadeiros, que não é vegan porque usei chocolate com leite, cortei o leite condensado e investi numa mistura vegetariana para criar a base do doce, que é feita de biomassa de banana verde (um preparado muito saudável e com inúmeros benefícios para a saúde), o açúcar é mascavado e usei cacau magro.
Para cerca de 20 brigadeiros pequenos:
  • 1 chávena de chá de biomassa de banana verde*
  • 1/2 chávena de chá açúcar mascavado
  • 1/2 de chávena de chá de cacau em pó
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco ou outro qualquer
  • coco para cobrir (ou amêndoa laminada picada, amendoim picado, pepitas de chocolate,..)

     * como fazer a biomassa de banana verde:
A biomassa de banana verde consiste numa preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas. Tem inúmeros benefícios para a saúde (controla as taxas de açúcar no sangue, garante a saciedade e regula o intestino. Além disso, possui fibras, carboidratos, vitaminas A e C, sais minerais, magnésio e potássio) e é muito simples de fazer. É muito importante que as bananas estejam verdes, bem verdes, para não terem qualquer sabor nem conferirem o seu sabor ás receitas onde vamos utilizar.
A biomassa de banana verde pode ser utilizada na culinária como um espessante para dar mais consistência nas receitas culinárias. Substitui boa parte das receitas que utilizam óleo, maionese, natas e qualquer outro espessante e não altera o sabor ou interfere no sabor do prato. 
Neste caso fiz um pouco a mais, que guardei no frigorifico (pode ficar no frigorifico 7 dias ou congelada 2 meses). 
   
Vão precisar de:
  • 2 bananas verdes (fiz 4 e guardei para outras utilizações)
  • água
  • triturador ou liquificador
Lavei bem as bananas e pus a cozer com a casca, por cerca de 45 minutos. É importante que a banana não tenha qualquer "abertura" na casca.
Na foto não parecem bem verdes mas estavam e têm de estar.

Escorri, abri a casca com a ajuda duma faca e coloquei na trituradora. Liguei e fui juntando um pouco de água conforme fui achando necessário (terei colocado mais ou menos 3 colheres de sopa de água). Triturei durante cerca de 10 minutos até obter uma mistura bem cremosa. Também é importante reter que tem de ser triturada quente, depois de fria tornasse difícil de obter uma mistura cremosa.  



Para ser mais rápido podemos fazer na panela de pressão, onde deve estar a cozer por 10 minutos e deixar a pressão sair naturalmente antes de retirar.  
                   
             Para fazer os brigadeiros:
Coloquei todos os ingredientes num tachinho. Sempre em lume baixo, misturei e mexi até a mistura se começar a descolar do fundo do tacho, ou seja, quando está em ponto  de brigadeiro (demora cerca de 30 minutos). Verti para um prato e deixei arrefecer. Enrolei em bolinhas e passei por coco ralado.