Rabanadas no forno com ovos moles ou com creme de chocolate preto





Isto foi um "tirar aqui para por ali"! Quer isto dizer que fiz no forno e sem o açúcar do fim mas depois pus ovos moles. Já as de chocolate, não levaram açúcar (só o que adoçou o leite).
Habitualmente não como rabanadas no Natal porque não gosto de fritos doces. Faz-me mesmo muita "confusão" pensar que estou a comer tamanho exagero de calorias com esta junção! Por isso faço as rabanadas no forno, evitando assim a gordura, a sujidade que fica no fogão, o tempo e a trabalheira que é fritar.
Apesar de ficarem boas, achei que podia fazer melhor e, para melhorar qualquer doce, só podia escolher ovos moles que, sinceramente, acho que combinam com tudo. Ainda assim, pensei nos mais novos que adoram creme de chocolate e, claro, em mim e na minha filha Camila que estamos em "controle" permanente com o açúcar. Resolvi fazer um creme simples de chocolate preto com natas (usei das light) que faço para as coberturas de bolos e que se faz em 2 ou 3 minutos.
Não estou arrependida, ficaram excelentes e, sem a gordura da fritura, estão mais leves e menos indigestas.
Para as rabanadas:
  • 1 pão tipo cacete (comprei 2 dias antes)
  • 3 chávenas de leite
  • 1 pau de canela ou canela em pó (estas foram com canela em pó)
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 2 ovos mais 4 claras (as que vão sobrar dos ovos moles)
  • manteiga para untar
Para os ovos moles: (serve 8 fatias)
*é sempre 1 colher de açúcar e 1 de água por cada gema
  • 5 gemas
  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • 5 colheres de sopa de água
Para o creme de chocolate:(serve 8 fatias)
  • 1 tablete de chocolate preto de 150g
  • 1 pacote de natas light (200ml)
Comecei por fazer os ovos moles e o creme de chocolate.
Para os ovos, pus todos os ingredientes num tachinho, bati bem com o batedor de varas manual e levei ao lume, brando, até engrossar (se estiver muito grosso, colocar mais uma colher de água).

Para o creme, coloquei as natas num tachinho e pus ao lume. Quando quente, acrescentei o chocolate partido e deixei que derretesse, mexendo sempre com uma colher.



Passei ás rabanadas.
Pus o forno a aquecer a 220ºC. Cortei o pão em fatias com cerca de 1,5 cm de espessura. Cobri o tabuleiro do forno com papel e vegetal e untei-o com a manteiga.
Coloquei o leite numa taça e levei ao microondas a aquecer. Retirei e adocei com o açúcar e um pouco de canela. Numa outra tigela bati os ovos com as claras.


Mergulhei cada fatia de pão no leite, passei-as pelo ovo e coloquei no tabuleiro.
Levei ao forno cerca de 8 minutos de cada lado (este tempo pode variar, por isso é melhor ir vendo quando está a ficar dourado; o lado de baixo, como fica junto à manteiga, fica mais douradinho).





Retirei, coloquei numa travessa e polvilhei com canela.
Espalhei um pouco de ovos moles / creme de chocolate por cima e polvilhei novamente com canela em algumas e amêndoa laminada noutras.



 Boas festas!



0 Comentários