Não foi o meu caso... Já não há crianças cá em casa! Foi o meu filho Zé Pedro que me pediu para fazer. Em Lisboa, onde estuda na faculdade, tem um colega de casa vegan que fez e lhe deu a provar ainda quente. Não só gostou, como achou que ele tinha feito aquilo muito facilmente. Passou-me a receita e eu experimentei, dispensando as "exigências" vegans e utilizando leite de vaca.
Confesso que, por falta de tempo porque fiz na hora do almoço, não deixei "engrossar" o suficiente, mais 5 minutos ao lume e tinha ficado mais firme e mais fácil de enrolar. Estão deliciosos na mesma e prontos para começarmos o ano novo docinhos mas saudáveis!
Vão precisar de: (rende + de 20)
- 1 chávena de leite (usei leite normal mas a receita vegan é com leite de amêndoa)
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 250ml de leite de coco
- 3/4 de chávena de coco ralado
- 3/4 de açúcar mascavado
- coco para cobrir
Dissolvi a farinha no leite e coloquei numa panela. Levei ao lume com os restantes ingredientes. Mixe e deixei cozinhar, em lume brando, por cerca de 25 minutos, mexendo sempre para não agarrar. Está pronto quando estiver a descolar do fundo.
Verti para um prato para arrefecer.
Está na hora de chamar as nossas crianças para a cozinha!
Modelei bolinhas com cerca de uma colher de sobremesa do preparado com as mãos (untar as mãos com óleo) e passei no coco ralado.
Guardei no frigorifico.