Bombons de coco de inspiração vegan




Muitas das vezes que decido fazer uma sobremesa, faço uma pesquisa para encontrar formas de as fazer mais saudáveis. Aparece muitas vezes a opção vegan que são muito interessantes, pois dão-nos soluções para substituir alguns ingredientes menos saudáveis da cozinha tradicional. Aqui fiz a receita vegan na integra, apenas não usei para a cobertura chocolate sem leite, mas sim chocolate preto normal.
Sempre gostei de cozinhar quase tudo menos...bombons, bolachinhas ou bolinhos! Não tenho paciência nenhuma para fazer este tipo de doces pequeninos! O curioso é que adorei fazer estes bombons e gostei ainda mais do resultado. São simplesmente deliciosos! Parecem daqueles que compramos em caixas lindíssimas e caríssimas, que até parece que estamos a comer ouro ou que vamos comer também a caixinha. Foi a primeira vez que fiz e é para repetir!



Para cerca de 16 bombons vão precisar de:
  • 1 chávena de água
  • 1/2 chávena de açúcar mascavado
  • 2 chávenas de coco ralado
  • 2 colheres de sopa de amido de milho (maizena)
  • 4 colheres de sopa de água
  • 1 tablete de chocolate preto ou meio amargo
  • 2 colheres de sopa de leite de coco (ou outro)
Numa panela em lume médio, coloquei a água e o açúcar. Deixei ferver até ter uma calda mais grossa. Demorou cerca de 15 minutos.
Acrescentei o coco, e a farinha previamente diluída na água. Misturei e, ainda ao lume, deixei ficar até ter uma pasta grossa. Convém estar a mexer para não agarrar.





Coloquei num prato e deixei arrefecer.
Fiz bolinhas e levei ao frigorifico, em cima de papel vegetal, por cerca de uma hora.




Derreti no microondas o chocolate partido, mexi e acrescentei o leite de coco. Passei as bolinhas pelo chocolate com a ajuda de dois garfos e voltei a colocar no papel vegetal. Se o chocolate começar a ficar duro, basta voltar a por uns segundos no microondas.




Levei ao frigórico para endurecer (é muito rápido).


A próxima experiencia vão ser os bombons de alfarroba e, claro, repetir estes com um bocadinho mais de tempo que falta nesta altura do ano.