Piadina de espinafres, salmão e requeijão


Adoro requeijão! Pronto, já disse e provavelmente vou dizer mais vezes porque gosto de requeijão de toda a maneira! Desta vez foi para rechear uma piadina juntamente com espinafres e salmão.
Porque é que faço sempre piadina em vez de Wraps? É simples: para poupar tempo. As piadinhas são fatias de pão-folha, tipicamente italiano, que os romanos terão aprendido a fazer no Oriente. São uma espécie de cruzamento entre as tortilhas e os wrap e não é necessário enrolar. Quando não tenho tempo de fazer esta massa de pão, que é muito fácil mas nem sempre há tempo, compro tortilhas. Foi o caso de hoje. Como uma embalagem trás 6 folhas e só eramos 3, voltarei a fazer amanhã, substituindo o salmão por presunto.
Garanto uma coisa: em menos de meia hora tinha um jantar delicioso pronto e servido!




Para 3 piadinhas vão precisar de:
  • 3 folhas de pão de tortilha
  • 200g de espinafres
  • 2 postas de salmão pequenas
  • 1 requeijão
  • 2 dentes de alho
  • azeite
  • erva aromática a gosto (usei cebolinho)
  • 1 colher de café de massa de alho e de maionese (opcional)

Em duas frigideiras diferentes mas ao mesmo tempo, coloquei azeite a aquecer e, em uma delas, o alho picado. Quando quente adicionei espinafres ao alho e o salmão ao azeite. Deixar grelhar o salmão e saltear os espinafres por breves minutos.







 Retirei do lume e fiz um molho com 2 colheres de sopa de azeite, 1 colher de café de massa de alho, 1 de chá de cebolinho seco 1 de chá de maionese. Não acho que seja mesmo necessário fazer este molho; o azeite com o cebolinho pode ser suficiente para quem não gostar do sabor em excesso a alho.
Limpei o salmão de pele e espinhas e dividi em pedaços. Reguei-o com um fio deste azeite.


 Passei á montagem das piadinhas. Coloquei no prato uma folha de pão e levei ao micro-ondas 10 segundos. Retirei de imediato e pincelei com o molho de azeite. Recheei com espinafres, seguiu-se salmão e finalmente o requeijão. Fechei e pincelei com o molho de azeite.



 E já está! Delicioso, cheio de sabor e saudável! Por ser muito leve, quase a confundir-se com uma entrada, é excelente para um jantar já tardio.







0 Comentários