Pão caseiro ao alho recheado com mozarela e bacon


Pode ser uma entrada, um lanche ou até um jantar ligeiro.
Provavelmente já viram muitas receitas como esta. Eu já vi várias e já experimentei fazer algumas: pão recheado com queijo e linguiça, com queijo e alheira, vários tipos de manteiga de alho,...todas muito boas sem duvida. O que eu fiz diferente não tem bem a ver com o recheio do pão mas sim com o próprio do pão. É que eu resolvi eu mesma fazer o pão em casa! Escolher a farinha e deixar mais ou menos cozido faz uma enorme diferença no resultado final.

É uma verdadeira delicia e irei experimentar com produtos regionais, começando pelos da minha terra natural (Seia), fazendo com farinha de centeio, queijo da serra e presunto. Quem me acompanha?





Vão precisar de:
  • uma embalagem de 500g de farinha para fazer pão já pronta (encontram em qualquer supermercado na zona das farinhas normais para bolos e optei pela farinha para pão de sementes)
  • 2 pés de salsa
  • 1 colher de sobremesa de massa de alho ou1 dente de alho grande ou 2 pequenos
  • azeite
  • 1 embalagem de 150g de queijo mozarela fatiado
  • 1/2 fatia de bacon cortada em cubinhos
Parecem muitos passos mas na realidade é muito rápido, basta seguirem as fotos.

  1. Comecei pelo pão seguindo as instruções da embalagem. Se a massa estiver a pegar muito ás mãos (a mim acontece-me sempre) é só ir juntando farinha de trigo até se desprender. Depois de amassada a farinha esteve a levedar + ou - 3 horas.
  2. Pré aqueci o forno a 200ºc e coloquei lá a massa conforme está na foto.
  3. Não deixei o pão cozer o tempo que indicava na embalagem. Retirei um pouco antes, quando ele ainda estava branquinho.
  4. Enquanto o pão cozeu fiz o molho colocando numa tigela azeite, a massa de alho e a salsa também picada.
  5. Retirei do forno e deixei arrefecer um pouco.
  6. Com uma faca comprida fiz cortes nos vários sentidos de forma a fazer um "xadrez" no pão.
  7. Com a ajuda de uma colher, distribuí uma parte do molho de azeite, alho e salsa pelas aberturas (guardei um pouco para regar no fim).
  8. Dobrei as fatias de queijo e inserias nas aberturas que tinha feito e polvilhei com o bacon.


  9. Reguei com o restante molho.
  10. Levei novamente ao forno até estar douradinho.
Quem quer experimentar?




0 Comentários