Não sei exatamente o motivo, mas tenho a sensação que toda a comida que leva pimentos, tomate e açafrão, diz-se que é "qualquer coisa" à Espanhola.
O nome até nem me interessa muito...
Tinha comprado um frango do campo com o sangue para fazer cabidela, mas já tinha havido alguns exageros durante a semana e achei que era conveniente cozinhar o frango dispensando o sangue. Como o meu filho mais velho estava em casa e ele adora os sabores mais apurados, em especial do caril e do açafrão, decidi-me por esta receita que tem tanto de simples como de deliciosa.
Vão precisar de:
- 1 frango do campo
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 pimento vermelho pequeno
- 1 pimento verde grande
- 2 pés de salsa
- 2 colheres de sopa de tomate em pedaços de lata
- 1 copo de vinho branco
- azeite
- 1 chávena de ervilhas
- 1 chávena de ameijoas
- 1 colher de sopa de açafrão em pó
- 1 e 1/2 chávena de arroz (integral ou branco)
- Pedi no talho para me partirem o frango em pedaços. Em casa limpei algumas gorduras que ainda trazia e eliminei toda a pele que consegui (das asas, por exemplo, é difícil).
- Piquei a cebola e os alhos para um tacho grande e acrescentei o frango, a salsa, o tomate e o vinho. Envolvi tudo e deixei marinar por meia hora.
- Levei o frango ao lume e, quando quase cozido, retirei.
- Esta parte faz toda a diferença: com uma concha retirei a água engordurada que se acumula. Ficou quase sem liquido mas é preferível ficar sem liquido nenhum que cheio de gordura!
- Levei ao lume novamente, acrescentei os pimentos partidos, as ervilhas e o açafrão, deixei levantar fervura e acrescentei 2 chávenas de água.
- Levantou novamente fervura e juntei o arroz e as ameijoas. Deixei o arroz cozinhar e servi.
0 Comentários