Bifes de peru recheados de espinafres e queijo com batatas aromatizadas


 Os sábados são o dia da semana mais "desorganizado" cá em casa. Tudo sai da rotina, é necessário levar os filhos aqui e ali, enfim, fica sempre a faltar tempo para a cozinha exatamente no dia em que eles mais esperam alguma coisa diferente. Mas desta vez surpreendi, a eles e a mim, com estes bifes de peru. São rápidos de fazer, fáceis, muito saborosos e nem sequer são calóricos.
O acompanhamento não ficou atrás pois adoro estas batatas, costumo fazer no forno mas demora mais tempo. Desta vez cozi-as e ficaram excelentes.
  






Para 3/4 pessoas vão precisar de:
  • 4 bifes de peru (devem ser grandes)
  • 200g de espinafres
  • 2 dentes de alho
  • azeite
  • 4 fatias de bacon
Para as batatas:
  • 12 batatas brancas médias ou 15 pequenas
  • 1 dente de alho grande ou 2 pequenos
  • ervas aromáticas (usei orégãos, cebolinho e alecrim mas podem ser outras ou apenas salsa)
  • azeite

  1. Comecei por pôr as batatas a cozer.
  2. Piquei os dentes de alho e coloquei numa frigideira com um fio de azeite. Quando quente acrescentei os espinafres e deixei que cozinhassem em lume brando. Atenção que são 3 a 4 minutos.
     
  3. Deixei os espinafres arrefecerem um pouco antes de lhes juntar o queijo mozarela.
  4. Enquanto os espinafres arrefeceram, espalmei os bifes para que fiquem finos e mais uniformes de textura. Isto torna-os mais fáceis de enrolar e cozinhar e muito fácil de fazer. Pus os bifes na tabua e cobri com pelicula aderente. Passei o rolo da massa por cima, em vários sentidos, como se estivesse a estender uma massa.




  5. Estendidos os bifes, juntei o queijo mozarela aos espinafres. Não convém misturar quando estão muito quentes porque a intenção é fazer uma "massa" e não por o queijo derretido e em "fio". Fica, então, uma espécie de massa de espinafres e queijo.
  6. Dividi o preparado de espinafres em 4 e recheei os bifes. Fechei-os e enrolei uma fatia de bacon que segurei com um palito.


  7. Pus a frigideira onde tinha feito os espinafres ao lume com mais um fio de azeite e, quando quente, coloquei os bifes, inicialmente em lume alto para dourarem e depois em lume brando e tapado para cozinharem. Também podemos passar para uma travessa de ir ao forno depois de os dourar.


     
  8. Enquanto os bifes cozinharam terminei as batatas. Escorrias.
  9. Fiz o molho com o azeite, o alho picado e as ervas aromáticas.
  10. Passei as batatas para uma travessa, apertei-as sem desfazer e reguei com o molho de azeite.


Se os bifes ainda não estiverem prontos podemos colocar as batatas um pouco no forno.
Uma delicia!

















0 Comentários