Bifes de vitela com molho de soja e maizena


Esta foi uma receita que surgiu de um pequeno incidente comigo: entalei-me numa porta. Com os dedos doridos, pensei que não ia conseguir fazer o almoço. Como os meus filhos estavam ocupados e o marido tem "dificuldades" para a cozinha, pensei em fazer uns bifes com um molho que não implicasse picar alho, cebola ou qualquer outra coisa que me fizesse esforçar a mão. Surgiu então este molho e garanto-vos, até porque contei o tempo, demorei 10 minutos a fazer os bifes e o molho.
Porque é que não fiz um molho com natas? Apenas para evitar o seu uso e a gordura a elas associada.
É caso para dizer que "há bens que vêm por males" porque estava muito bom e foi tão fácil de fazer, que o meu filho mais velho me disse que iria experimentar fazer com os colegas durante a semana quando está em Lisboa (sim, porque a parte que eles menos gostam de fazer na cozinha é a de picar cebola e alho...).


Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 800g de bife cortados finos como se fosse para francesinha
  • 200 ml de leite
  • 2 colheres de sobremesa de farinha maizena
  • 4 colheres de sopa de molho de soja ou molho inglês
  • 2 colheres de sobremesa de manteiga (uma para untar a frigideira onde vamos fritar os bifes e outra para o molho)
  • salsa

Comecei no molho, dissolvendo a farinha no leite. Acrescentei o molho de soja e mexi. Pus uma frigideira a aquecer com uma colher de sobremesa de manteiga. Quando quente, acrescentei  a mistura de leite. Ficou alguns minutos em lume brando até ficar com a textura consistente mas não muito grosso.


Enquanto o molho esteve ao lume, fritei os bifes. Sendo bifes finos de vitela não nos podemos "distrair" pois são uns segundos de cada lado.

Reguei os bifes com o molho e polvilhei com salsa picada. Está pronto!

 Acompanhei com arroz branco.

0 Comentários