Batatas fritas (que não são fritas) no forno






Não sei se existe alguém que não goste de batatas fritas mas de uma coisa tenho a certeza: cá em casa todos gostam, a começar por mim! Na realidade eu acho que sou uma "fã" de batatas fritas; não consigo parar de comer enquanto estiverem na minha frente! O que é um grande problema que tentei resolver (e ainda bem que o fiz) experimentando fazer as batatas fritas no forno.
Ficam iguais às fritas em óleo? Não, mas ficam muito próximo. O sabor é sensacional, a textura é ótima e tão crocantes quanto as fritas.
São excelentes para um aperitivo mas para mim, o que realmente me fez experimentar, foi a possibilidade de fazer alguns pratos como carne de porco á alentejana ou frango na púcara sem estar a pensar na quantidade de gordura que as batatas levam atrás...


Para 4 pessoas vão precisar de:
8 batatas grandes
um fio de azeite
uma erva aromática a gosto (usei alecrim)
sal fino

Por o forno a aquecera240ºC.
Descascar e partir as batatas conforme precisarmos ou gostarmos. Aqui está em cubos mas pode ser palitos ou gomos. Lavar e secar com rolo de cozinha.
Regar com um fio de azeite, polvilhar com sal e a erva aromática. Mexer bem. A intensão é que todos os pedaços de batata tenham "apanhado" um pouco de tempero.

Espalhar num tabuleiro forrado com papel vegetal ou num tabuleiro antiaderente. Devem estar bem espalhadas. Levar ao forno, que deve estar bem quente, durante uma hora mexendo-as a meio do tempo.


E é só deliciar-nos sem culpas!


0 Comentários