Brownie vegan (sem glúten; sem lactose; saudável; fit; paleo)





O que os nossos jovens gostam de brownie! Eu ás tantas já não sei o que inventar. Se bem que também não é preciso mudar muito, já que parece não se fartarem de comer o mesmo. Então se for daqueles tradicionais cheios de açucar e gordura… Ui, aqueles com a casca em cima...Não, não se enjoam desses.
Mais uma vez fiz a vontade aos jovens meus filhos, um brownie bem húmido por dentro, com textura "fudge" e uma cobertura de chocolate, bem ao gosto deles.
Este é vegan, fácil de fazer como qualquer brownie, rapidíssimo e bem saudável. Nada de preocupações se algum deles estiver em dia de gulodices e quiser mais um quadradinho.
Por acaso até fui eu a gulosa no dia que fiz. Estava mesmo a precisar de chocolate depois de um domingo de muito trabalho domestico. Pois é, eu também não me safo há imensa roupa para lavar, estender e, o pior de tudo, dobrar meias!!!! Odeio dobrar meias e quando chega o inverno é um cesto cheio delas😠


Vamos lá ao que interessa que é a receitinha.
Desta vez optei por uma farinha sem glúten e proteica, o trigo sarraceno, a que juntei farinha de linhaça precisamente para compensar a falta do glúten. Usei banana para substituir ovos, puré de maça e abacate para dar a "gordura" necessária.
Vão precisar de:
  • 3/4 de caneca (180ml no copo medidor) de farinha de trigo sarraceno
  • 1 caneca (250ml no copo medidor) de cacau em pó
  • 3 colheres de sopa de farinha de linhaça
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de café ou descafeinado instantâneo (opcional)
  • 6 colheres de sopa de ingrediente adoçante que prefiram (açucar mascavado, de coco, Brown sugar,...mel, agave, geleias/xaropes adoçantes, stevia,...)
  • 2 bananas pequenas (200g no total)
  • 1/2 caneca (120ml no copo medidor) de puré de maça*
  • 1 abacate pequeno
Cobertura:
  • 100g de chocolate preto
  • 120ml de leite de coco (à temperatura ambiente e bem agitado) (podem substituir por natas de soja ou leite evaporado para opção não vegan)
* Para fazer o puré de maça precisei de 2 maças pequenas. Descasquei, parti em pedaços para um copo alto, tapei com pelicula aderente, fiz 2 furos na pelicula e levei ao microondas 4 minutos. Triturei com a varinha mágica até estar num puré fino.

Confeção:
(fotos no fim)
  1. Comecei por fazer o puré de maça conforme já indiquei. 
  2. Pus o forno a aquecer a 180ºC.
  3. Numa tigela misturei bem todos os ingredientes secos.
  4. Num copo alto triturei as bananas e passei para uma tigela. Também triturei o abacate e passei para a mesma tigela. Juntei o puré de maça e misturei tudo.
  5. Verti a mistura liquida na dos secos e voltei a misturar tudo muito bem. Obtive uma massa densa, que não escorre, idêntica a qualquer brownie tradicional.
  6. Coloquei a massa numa forma quadrada forrada a papel vegetal e levei ao forno 18 minutos.
  7. Entretanto fiz a cobertura. Derreti em banho maria o chocolate. Quando já bem cremoso, acrescentei o leite de coco, aos poucos e misturando bem a cada adição até estar cremoso. Espalhei no bolo e servi quando já estava frio (não levei ao frigorifico)






Tão simples, tão bom!


0 Comentários