Bolo (tarte) de alfarroba do Algarve (sem glúten; sem açucar; paleo; saudável)






E foi este o bolinho com que comemorei mais um aniversario de casamento!
 Estou quase a chegar ás bodas de prata, mas tenho a dizer que nem tudo mudou com todos estes anos de casamento. Não, não estou a falar do amor que me uniu ao meu marido, esse não está obviamente igual, cresceu imenso(!), estou a falar daquelas partes menos boas da vida a dois. Essas sim, são as que se mantêm. Ás vezes acho que o meu marido é um santo em aturar-me e, claro, outros dias acho que sou eu a santa em atura-lo a ele. E agora digam-me vocês, não é assim com todos os casais? Não é isto que nos faz crescer como casal?



 Eu sei que tenho aqueles dias terrivelmente chata e o meu marido tem cá uma paciência que eu nem vos digo nem vos conto. Pior é quando meto na cabeça que engordei. Sim, meto na cabeça, não me peso. Cá em casa não há balança, só me peso quando vou á farmácia. Enfim, problemas antigos de convivência com a balança😉, então eu vejo o meu peso pela medida. Por exemplo, se um dia acordo mais "inchada" e sinto alguma peça de roupa um pouco mais justa (ás vezes é só porque veio de lavar….), fico logo em pânico. O meu marido diz que fico insuportável, não se consegue estar ao pé de mim. É que eu estão a comer e a contar as calorias de cada garfada, para não dizer que conto as calorias de cada gole de café.

Mas também não sou só eu que tenho defeitos, ele também tem. Não posso aqui dizer, seria indelicado, até porque ele não lê nada do que eu escrevo (só quando eu o obrigo 😜), mas olhem que ele faz imensas migalhas com as bolachas (vá, esta é um segredo nosso😉).
E pronto, tem sido uma vida a dois muito bem passada, quando somos quatro ainda melhor, não tenho por que me queixar.

Este ano o meu filho mais velho não esteve, foi para Inglaterra com a equipa do PSEM do Técnico, pelo que foi uma comemoração um bocadinho mais "despida".
Esta foi a sobremesa, um bolinho ao estilo algarvio que nós muito gostamos cá em casa. O meu marido e o meu filho são os mais apreciadores destes bolos, dizem que são os que não se apercebem que são saudáveis. E têm toda a razão! É que a doçaria algarvia, se lhe retirarmos o açucar, é feita com maioritariamente ingredientes muito saudáveis e recomendados.



Não posso passar á receita sem antes vos falar do tempo de execução deste bolo. Em meia hora, já com o tempo de forno, está pronto. É de facto extraordinário de como a doçaria portuguesa, tantas conectada como complicada e demorada, pode ser tão simples, tão rápida.

Vão precisar de:
  • 100g de figos secos ou tâmaras ou 1 banana
  • 6 ovos
  • 2 colheres de sopa de ingrediente adoçante de preferência liquido (mel, agave, geleias/ xaropes adoçantes, stevia,...)*
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1/2 caneca de farinha de coco
  • 1/2 caneca de farinha de alfarroba
  • 1/2 caneca de amêndoa moída ou noz picada ou partida em pequenos pedaços
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 3 a 4 colheres de sopa de leite (apenas necessário se usarem amêndoa moída em farinha)
* Pode ser necessário mais se os figos estiverem muito secos ou usarem banana. Provem a massa antes de colocar na forma e acertem a doçura.
Confeção:
(fotos no fim)
  1. Pus o forno a aquecer a 200ºC. Forrei com papel vegetal e untei uma forma de fundo amovível de 22cm de diâmetro).
  2. Parti os figos em pequenos pedaços, coloquei no processador de alimentos e triturei até ter uma pasta. Nota: Os meus estavam bastante moles. Se os vossos tiverem muito secos, coloquem em água quente 15 minutos. Podem fazer num copo alto com a varinha mágica adicionando logo um dos ingredientes seguintes líquidos para facilitar.
  3. Juntei os ovos, o azeite e o adoçante e voltei a triturar, agora para misturar bem.
  4. Numa tigela misturei os ingredientes secos: farinhas, amêndoa em farinha, bicarbonato e sal. Envolvi a mistura liquida na dos secos. Como usei farinha de amêndoa, a minha massa estava demasiado densa, por isso acrescentei 4 colheres de sopa de leite para "amaciar" (já fiz com noz picadinha e não precisei de "amaciar" a massa).  Nota: É uma massa que escorre com dificuldade. Não se esqueçam de provar para ver se está suficientemente doce; se usarem banana é provável que precise de mais ingrediente adoçante.
  5. Verti a massa sobre a forma, alisei e levei ao forno 14 a 15 minutos.
  6. Esperei arrefecer antes de desformar. Servi polvilhada com farinha de coco.


 











0 Comentários