Nuggets de couve flor e queijo (sem glúten; "low carb"; sem fritar)




Que vontade de voltar a fazer já amanhã e depois e depois! Nem imaginam como ficamos todos conquistados por estes nuggets. Os meus filhos disseram-me: "Mamã, tu és um génio, isto está demais! Fiquei toda vaidosa, pois está claro, um elogio destes vindos de dois jovens como os meus filhos é para ficar a babar o dia todo😊😂

A realidade é que me senti mesmo muito bem com o resultado que obtive. Há varias receitas na blogosfera mas todas as que vi até hoje ( e vi muitas…) têm adição de algum tipo de farinha ou pão ralado na massa. O desafio era fazer sem nenhuma destas adições. Curiosamente não me deu trabalho nenhum, já que basta espremer a água á couve. É fácil de perceber, mesmo para um leigo nos assuntos da confeção, que a farinha ou pão ralado que se adiciona nestas receitas serve para "enxugar" o liquido.


O resto é básico, juntar queijo, ovo, temperos e, claro, o que quisermos parar dar sabores diferentes.
Eu estava a fazer os meus e a meio pensei que seria útil para a publicação aqui no blogue acrescentar mais um ingrediente. Como não tinha frango descongelado, e também não haveria tempo para o cozinhar já que havia 4 esfomeados em casa á espera do petisco, usei atum. É tão simples como misturar na massa, seja atum como eu fiz, seja frango cozido e desfeitinho, ou até cenoura ralada. Só terão de ter cuidado com legumes como por exemplo a curgete que largam muita água.



Para vão precisar de:

·        •             1 kg de couve flor pesada sem folhas, apenas as flores com algum pé (pode usar congelada)

•             1 ovo

•             120 a 150g* de queijo ralado

•             1 colher de chá de alho picadinho ou alho em pó

•             ervas aromáticas a gosto (ex: orégãos e salsa)

•             Opcional*: atum, frango cozido e desfiado, cenoura ralada

•             Pão ralado integral (usar farinha de coco para versão sem glúten/ lowcarb) e ervas aromáticas a gosto para panar

*Se fizerem só de queijo aconselho a colocarem 150g (foi o que eu fiz). Se forem acrescentar mais uma fonte de proteína, por exemplo atum ou frango, aconselho a usarem apenas 120g de queijo.
Acompanhei com chips de batata doce (receita no fim) e salada.

Confeção:
Cortei a couve flor em flores e pus a cozer em água fervente. Deixei cozer bem para estar tenrinha.
Escorri, reduzi a puré e coloquei num pano. Apertei bem de forma a sair toda a água. Este é o passo mais importante da receita. Sem ele terão de adicionar "farinhas" ou pão ralado para absorver o excesso de liquido.

Passei para uma tigela e juntei o ovo, o queijo, o alho e os temperos. Amassei bem. (Se forem usar mais algum ingrediente é só acrescentar também á massa).


 Foto da massa com atum👇














Num prato fundo coloquei pão ralado com ervas aromáticas. Pus o forno a aquecer a 200ºC.
Com as minhas mãos fiz bolas de massa, achatei em forma de disco e passei na mistura de pão ralado para panar. Coloquei no tabuleiro do forno forrado com papel vegetal.
Levei ao forno até estarem dourados (cerca de meia hora).









Servi acompanhado de "chips "de batata doce no forno e salada.
Para as "chips" de batata doce, corto as batatas em rodelas finas (não descasco, apenas lavo), "besunto" com azeite (cerca de 1 colher de sopa por batata média), tempero com alho e ervas aromáticas. Distribuo por um tabuleiro forrado a papel vegetal e levo ao forno 20 minutos a 220ºC. Para ficarem mais estalicas ponho meia hora a 200ºC.




 Bom apetite!



0 Comentários