Tarte mousse de abacate com base de avelã e amêndoa (saudável; sem açúcar, manteiga nem farinha; vegan)




Ainda no rescaldo da avaria do forno, e porque a Tarte-crua-de-chocolate não durou mais que um dia, fiz esta tarte crua que também faz as delicias da minha família. É de facto fabulosa, no sabor, na textura, na combinação de sabores!
Faço-a pequena, normalmente em forma de 22cm de diâmetro ou em tarteletes. Desta vez fiz na minha forma ajustável á medida que quero. Desisti de fazer em tartelletes, pois esta é uma tarte que compreende um conjunto de ingredientes todos eles saudáveis mas calóricos! Ora, isto é sinonimo de que é para comer pouco! Uma fatia pequena é o ideal para o final duma refeição. Lembrem-se de que a sobremesa, por muito boa e saudável que seja, não deve substituir a refeição, deve ser o complemento. Não podemos fazer refeições de 500kcal e depois comer sobremesa de 600!
Esta é uma receita que já é bastante vista na blogosfera, com as mais diversas bases e até alterações na mousse, por exemplo, podem colocar banana na mousse que vai render mais quantidade, assim como podem optar por uma base mais simples, apenas com flocos de aveia, tâmaras e cacau.
Esta é a minha receita, pelo menos é a que fiz ontem, não quer dizer que amanhã não a volte a fazer já com alterações, pois é muito versátil.



Vão precisar de:
(Usei uma forma de mola ajustável ao tamanho que quero e coloquei-a em 20cm de diâmetro; já fiz numa forma como a da foto seguinte que tem 22cm de diâmetro; também já fiz em mini tartes; a medida da caneca que usei é de 250ml)
Base
  • 1/2 caneca de avelãs
  • 1/2 caneca de amêndoas
  • 15 tâmaras secas 
  • 1/2 caneca de flocos de aveia
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 colheres de sopa de água ou leite
Recheio (mousse de abacate)
  • 2 abacates grandes ou 3 pequenos (usei 3 pequenos)
  • 6 colheres de sopa de mel ou agave ou qualquer "xarope" adoçante que preferirem ou adoçante em pó (usei 4 colheres de sopa de mel e 2 de adoçante em pó)
  • 1 colheres de sopa de sumo de limão
  • 4 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 pitada de sal
Decoração com amêndoas, avelas e chocolate preto picado

Confeção:
Comecei por fazer a base. Descarocei as tâmaras e coloquei no processador de alimentos. Triturei até fazer uma bola. Reservei. Coloquei as amêndoas e as avelãs no processador e triturei até estar numa meia farinha. Acrescentei a "bola" de tâmaras, o cacau, os flocos e voltei a triturar. Como não consegui chegar a uma massa, juntei água aos poucos até ter uma massa que agarra ás paredes do processador (não será muito mais que 2 colheres de sopa).





Retirei para o parto de servir, ajustei a minha forma e forrei o fundo e os lados. Reservei no frigorifico enquanto fiz o recheio.

Para o recheio, coloquei numa tigela todos os ingredientes e triturei com a varinha mágica até ter uma mousse muito cremosa.
Verti sobre a base e reservei no frigorifico até á hora de servir.
Nota: Se precisarem de servir de imediato, tenham os abacates no frigorifico para a mousse estar fresca.
Decorei com amêndoa, avelã e chocolate preto picado.




Tentação saudável!



0 Comentários