Pernas de frango com curgete, tomate e couves de bruxelas


Ainda das minhas ferias, uma receita para aproveitar legumes e fazer uma refeição deliciosa e saudável.

Vão precisar de:
  • 6 pernas de frango partidas (retirei a pele apenas à parte da coxinha)
  • ervas aromáticas para temperar a carne (usei uma mistura de tomilho, orégãos, alecrim, erva provence), 1 dente de alho picado ou 1 colher de chá de massa de alho e sal
  • azeite
  • 150g de couves de bruxelas (usei das congeladas)
  • 1 curgete partida em cubos
  • 3 tomates pequenos frescos partido em gomos
  • 3 colheres de sopa de leite de coco ou 1/2 caldo de galinha (tipo Knorr) diluído em 1/2 copo de água
  • sal
  • salsa picada para polvilhar
Confeção:
Comecei por tirar a pele à coxinha de frango e excessos de gordura. Temperei com a massa de alho e ervas aromáticas. Reservei durante a manhã no frigorifico.
Pus o forno a aquecer a 200ºC.
Pus uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite. Quando quente, coloquei as pernas de frango a dourar de todos os lados. Não é necessário ficar bem cozinhado mas sim bem seladas. Retirei para uma assadeira grande, tapei com folha de alumínio e levei ao forno por cerca de 50 minutos (convém verificar se estão bem assadas por dentro; basta fazer um golpe com uma faca afiada até uma zona de osso e ver se sai sangue).



Enquanto a carne esteve a dourar, fui partindo a curgete e o tomate.
Na mesma frigideira, acrescentei as couves de bruxelas e mexi para que se soltem os sulcos da carne e para que as couves "apanhem" o sabor.
Acrescentei a curgete, mexi e juntei o leite de coco. Adicionei o tomate. Temperei com uma pitada de sal.
Deixei cozinhar em lume brando até os legumes estarem macios.




Entretanto retirei a carne do forno e juntei-lhe os legumes com o molho.
Polvilhei com salsa picada antes de servir.
Acompanhei com arroz integral seco.

Bom apetite!