Adoro molotof e raramente faço. Não gosto nada de fazer caramelo para pudim, daí vem a minha aversão a fazer molotof.
Com as receitas de natal vêm as claras a acumular no frigorífico. Eu até costumo dar à minha irmã para ser ela a fazer o molotof, fica-lhe sempre bem, provavelmente é isso que vai acontecer nas vésperas de natal, mas para já resolvi eu fazer uma versão que fica entre o dito molotof e uma pavlova. De facto não é uma pavlova, porque não quis usar um ingrediente adoçante em quantidade suficiente para que fique com crosta estaladiça, fica numa textura mais mole.
Para que soubesse realmente a molotof, e também para fazer o efeito de coroa de natal, com enfeites por cima, fiz uma camada de caramelo cremoso por cima e decorei com chocolates.
Para que tudo ficasse bem, os efeitos se segurassem em cima das claras assadas, usei a técnica de fazer pavlova, ou seja, não coloquei as claras numa forma, nem podia já que não fiz caramelo.
Vamos lá então ás dicas e há receita.
Dicas:
➤Eu usei Agave em pó Prozis para substituir o tradicional açúcar e/ou caramelo que se usa nesta sobremesa. Se não tiver, pode moer açúcar de coco ou mascavado num moinho de café ou num processador de alta potencia. A quantidade de açúcar que deve moer deve ser 1 e 1/4 chávena de 250ml. Em alternativa pode usar agave liquido, mel, xarope de tâmaras ou até stevia em pó. Nestas alternativas é provável que baixe um bocadinho ao sair do forno. Como estes ingredientes adoçante alternativos têm um peso muito diferente do que eu usei, deve medir e não pesar. Meça 1 chávena de 250ml do ingrediente adoçante que escolher.
➤No caramelo da cobertura, eu usei creme de soja e açúcar de coco. Pode usar leite de coco sólido ou natas e açúcar mascavado.
➤Os chocolates que usei na cobertura são sem açúcar ou baixo teor. São todos da Prozis Aproveite as promoções atuais ou use o código PANELINHA para fazer as suas compras Prozis e obtenha 10% de desconto + ofertas em todo o site.
Ingredientes:
- 6 claras a temperatura ambiente
- 120g de Agave em pó Prozis (ver dicas para outras alternativas)
- 2 colheres de chá de amido de milho (maisena)
- 1 colher de chá de vinagre
- 1/2 colher de chá de aroma de baunilha (opcional)
Caramelo
- 100g de açúcar de coco ou mascavado
- 200ml de creme de soja (ou leite de coco sólido ou natas)
Chocolates
- 1 pacote de 35g de Protein Malts Prozis
- 2 x Zero Choconoir 40 g Prozis
- 4 Mini Chocolate de Leite com Amêndoas Zero 10 g cada Prozis
- 1 Pop-Ups - Pipocas Gourmet - Caramelo Salgado
Código PANELINHA dá 10% de desconto + ofertas em toda a loja on-line⇨ PROZIS
Aproveite as promoções e ofertas de Natal na Prozis com o código PANELINHA
Confeção:
- Pré aquecer o forno a 120ºC. Forrar um tabuleiro largo com papel vegetal. Desenhar 2 círculos de tamanho diferente no papel vegetal.
- Bater as claras em castelo (devem estar a temperatura ambiente). Aos poucos, uma colher de sopa de cada vez, e sempre com a batedeira em andamento, adicionar o agave em pó. Bater até estar todo integrado.
- Adicionar a maisena e o vinagre. bater 30 segundos para integrar estes ingredientes.
- Colocar colheradas do merengue entre os círculos feitos no papel vegetal, fazendo duas camadas em altura. Achatar o topo onde vai colocar as coberturas.
- Levar ao forno 90 min. Desligar o forno e deixar arrefecer dentro, com a porta entreaberta (colocar o cabo duma colher de pau na porta para segurar entre aberta).
Preparar o caramelo
- Levar a lume brando os dois ingredientes, mexendo frequentemente. Ferver lentamente 3 a 5 minutos.
Montagem
- Cuidadosamente, descolar do papel vegetal e colocar no prato de servir.
- Por cima espalhar o caramelo já arrefecido, decorar com os chocolates.
0 Comentários