Trança de doce de abobora e noz (saudável; sem açúcar)

 


Saudável, sem açúcar, adoçada apenas com fruta, e pronta em pouco mais de meia hora. O que lhe parece?

Andei a fazer algumas experiências para uma nova massa de tartes estilo massa folhada ou quebrada. É importante irmos estudando, trabalhando massas e tentado aperfeiçoar. No fundo são tentativas de chegar mais perto das massas tradicionais recusando os ingredientes que mais nos prejudicam a saúde e fazem aumentar as calorias. 

Já as viram feitas aqui no blogue com iogurte. Foi já à vários anos que fiz a pela primeira vez a substituição da manteiga destas massas por iogurte. Também testei com queijo quark, que é praticamente a mesma coisa que iogurte, e funciona, sem duvida. No entanto, sempre achei que podia fazer melhor.

No fim de semana passado fiz várias tentativas, sempre em tamanhos pequenos. Essas tentativas não eram apenas para a massa em si, também quis saber como ficavam depois de refrigeradas um dia ou congeladas.


Os resultados estão hoje aqui. Eu estou bastante satisfeita com o que consegui. Não vou dizer que nunca mais faço as outras massas com iogurte, não é isso, apenas uma alternativa interessante e mais próxima das tradicionais.

Basicamente usei queijo creme na vez do iogurte. Tão simples como isto. O queijo creme tem uma composição que se "aproxima" mais da manteiga, obviamente sem o seu teor de gordura que tanto mal nos faz. Se amassarem com as mãos como se faz com a manteiga fria na massas quebrada caseira tradicional, vão-se surpreender, fica quase igual.

A questão é: queijo creme magro ou normal? Pois, o normal faz a massa melhor, mas eu vou optar pelo magro. Também opto por fazer tudo num processador, por ser mais rápido.

O que fez esta tarte brilhar os olhos da minha família (e o que os fez babarem-se todos a comer, ahahah), foi o recheio! Ai que recheio!!!


Um pote de doce de abobora e noz sem açúcar da Quinta de Jugais! Oh meus Deus, que coisa mais boa!!!!!!! Eu fiquei com a sensação que nunca mais na vida me dou ao trabalho de fazer doces ou compotas cá em casa! Que maravilha de doces sem açúcar!!!!!!

São muitas as variedades de doces que a  Quinta de Jugais tem. A gama natura tem vários sabores sem açúcar. 

Como são adoçados? Com sumo de fruta!

É muito importante perceberem que açúcar é um nome. Açúcar é o nome dum produto e denomina a sacarose. Pode ser açúcar branco, açúcar amarelo, açúcar mascavado, açúcar de coco, etc, etc, mas é sempre o nome dum produto.

Outra coisa são açucares! Açucares não é o plural de açúcar, açucares é toda a variedade de elementos que estão naturalmente presentes nos alimentos e que os deixam doces. Isto é uma forma simples de dizer, obviamente que é muito mais complexo que isto descrever o que são açucares. Há uma grande variedade de açucares, de diferentes complexidades e nomes, explicação que não tem lugar aqui.

As frutas têm açucares naturalmente presentes, assim como muitos e muitos alimentos que até nem são doces ao paladar, no entanto, não têm açúcar, porque açúcar é o nome dum produto (a sacarose).

Concluindo, estes fantásticos doces da gama natura e da gama bio da Quinta de Jugais não têm açúcar.

Nas minhas experiências também usei o de pêssego. Outra maravilha! Eu estou completamente rendida!



Dicas para esta receita:

➤Pode usar farinha de espelta branca, integral ou mistura delas.

➤Pode trocar a farinha de espelta por farinha de trigo sem fermento, também na versão branca ou integral.

➤Trocar por farinha de aveia vai perder elasticidade na massa, logo, vai ficar menos esticada, com a consequência de ter mais massa (farinha) por fatia. Na minha opinião, fica a perder.

➤Fiz a massa num processador de alimentos. Pode fazer numa tigela e amassar com as mãos como as tradicionais.

➤Quando falo em queijo reme refiro-me ao tipo Filadelfia. Pode usar a variedade que preferir, magro ou normal. Pode trocar por iogurte grego.

➤Para dar brilho pincelei com gema de ovo batida. Se houver alérgicos aos ovos, misture 1 colher de sobremesa de azeite com 1 de mel ou agave e pincele com esta mistura. 

➤Pode guardar a massa no frigorifico por um dia ou congelar. No caso de guardar no frigorifico, passe para temperatura ambiente meia hora antes de usar.




Vão precisar de:

  • 350g de farinha de espelta
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de sopa de ingrediente adoçante que prefira (opcional) (ex: pasta de tâmaras, stevia, xilitol, agave, mel, xarope de ácer)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 120g de queijo creme
  • 100 a 120ml de água fria
  • 1 pote de 230g de Doce Natura de Abóbora com Noz
  • 2 mãos cheias de miolo de nozes (opcional)
  • 1 gema batida para pincelar (opcional)
Confeção:
(fotos de confeção no fim)
  1. Pus o forno a aquecer a 170ºC.
  2. Coloquei os 5 primeiros ingredientes no processador e triturei. Aos poucos e com o processador em andamento, adicionei a água até formar uma bola de massa.
  3. Passei a bola de massa para uma folha de papel vegetal e estiquei com o rolo da massa num grande retângulo. 
  4. Com a ajuda dum cortador de pizzas (pode ser uma faca afiada), recortei os lados de forma ao retângulo ficar perfeito.
  5. Ao centro, marquei um retângulo no sentido do comprimento, com o cuidado de apenas marcar, não cortar. Nos lados desse retângulo interior cortei tiras iguais. Retirei as primeiras tiras das duas larguras de forma a ter uma tira nas pontas do retângulo interior (ver fotos abaixo)
  6. Preenchi o retângulo interior com o doce de abobora e noz. Espalhei por cima alguma noz picada.
  7. Virei a tira do retângulo interior para dentro. Pegando em uma tira de massa cortada de cada lado, entrancei-as, uma a uma de cada lado.
  8. Pincelei com gema batido, polvilhei com mais noz picadinha e levei ao forno 25 minutos.






Tão bom…







1 Comentários