Uma sobremesa divinal, sem açúcar, em menos de nada e ainda é baratíssima!
Eu servi cá em casa no domingo á noite. Foi um dia de chuva, muito outonal, fiz castanhas assadas para o lanche e ao jantar apenas uma sopa e estas macas assadas. Que bem que soube!
Dicas para esta receita:
✔Em vez do puré de tâmaras podem usar mel ou agave ou qualquer outra geleia/ xarope adoçante. A quantidade terão de ver no momento da execução. Não é difícil, depois de misturar os flocos de aveia com as frutas secas picadas, juntam o ingrediente adoçante liquido que preferirem aos poucos, uma colher de sopa de cada vez, até formarem um crumble. Mais ou menos pastoso, é ao vosso gosto, não devem preocupar-se com isso.
✔Caso deixem mais seco, faço a sugestão de juntarem mini pedaços de maça que vão retiram da abertura que vão fazer. É coisa pouca, mas dá perfeitamente para aproveitar.
✔Maça que usei foi royal gala de Alcobaça. É a minha preferida para assar. Em casa dos meus pais fazia-se maça reineta assada com canela e mel. Eu agora prefiro assar esta qualidade.
✔Os frutos secos a usar é completamente ao vosso gosto. O ideal é usar vários em quantidade pequena. Se fizerem só com nozes, ótimo na mesma, fica lindamente!
✔Eu só tinha em casa flocos de aveia finos. Se tiverem dos grossos, nesta receita ficam bem.
✔Não esqueçam do truque de colocar um pouco de água no fundo da assadeira. Isto vai ajudar a manter a maça direita, não secar.
Vão precisar de:
- 5 maças grandes (usei royal gala de Alcobaça)
- 80g de tâmaras secas
- 30g de flocos de aveia
- 60g de mistura de frutos secos (usei 20 de nozes, 20 de passas e 20 de arandos)
- 1 colher de sopa de manteiga de amêndoa ou amendoim (opcional)
Confeção:
- Pré aqueci o forno a 190ºC.
- Para o recheio, descarocei as tâmaras e pus a demolhar em 80ml de água bem quente por 10 minutos (podem aproveitar este tempo para preparar as maças). Triturei em creme com a varinha magica.
- Numa tigela misturei os flocos de aveia com as frutas secas picadas com uma faca. Adicionei o puré de tâmaras e a manteiga de amêndoa. Misturei até formar uma espécie de pasta seca.
- Para as maças, inseri o descaroçador de maças até 3/4 de profundidade. Puxei para cima e retirei o caroço. Com a ajuda duma pequena colher de café (ou uma faca afiada), aumentei a diâmetro da cavidade que o descaroçador fez, retirando bem toda a zona de sementes e fazendo uma abertura com aspeto de vulcão invertido.
- Coloquei as maças numa assadeira. Dividi o recheio em 5 partes e preenchi a cavidade de cada maça com ele.
- Verti 1/4 copo de água no fundo da assadeira e levei ao forno 40 minutos, tapado com folha de alumínio nos primeiros 30 minutos para evitar que queime as frutas.
0 Comentários