É sabido que a beringela está como peixe na água ao lado de tomate e queijo, não fosse ela uma excelente base de pizzas. Nesta receita ela fica no meio, o que faz com que seja uma das formas preferidas de comer a beringela cá em casa.
(serve 3 a 4 pessoas)
- 2 beringelas médias/ grandes
- pão ralado integral q.b. + salsa seca (ou flocos de aveia triturados em farinha ou qualquer outra farinha que prefiram)
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 cebola grande picada
- 3 dentes de alho picados
- 2 latas de tomate em pedaços
- 1 colher de chá de orégãos e salsa seca (uso da Chaparral)
- 150g de queijo ralado (mozarela ou mistura para pizzas)
(fotos no fim)
- Parti as beringelas em rodelas, salpiquei-as com sal e reservei 20 minutos.
- Nesse tempo fiz o molho de tomate. Pus ao lume um tacho com a cebola, o alho e o azeite. Quando a cebola ficou translucida juntei o tomate, as ervas aromáticas e uma pitadinha de sal. Deixei cozinhar em lume brando enquanto preparei a beringela.
- Pus uma frigideira larga antiaderente ao lume untada com azeite. Liguei o forno a 200ºC.
- Num prato fundo misturei pão ralado com salsa seca. Pressionei as rodelas de beringela na mistura de pão ralado e coloquei na frigideira para "tostar" e cozinhar ligeiramente. Virei para que fiquem uniformemente cozinhadas.
- Entretanto o molho de tomate estava pronto. Espalhei 2 colheres de sopa no fundo duma assadeira. Cobri com rodelas de beringela tostadas, depois metade do molho de tomate. Espalhei metade do queijo, mais rodelas de beringela, o restante molho de tomate e o restante queijo, fazendo assim 2 camadas de beringela, tomate e queijo.
- Levei ao forno a gratinar cerca de 25 minutos.
- Salpiquei com salsa antes de servir.
Bom apetite!
0 Comentários