E o que é que eu andei a fazer enquanto os meus filhos andavam a festejar os anos da Camila no sábado á noite? Pois eu tive a fazer trufas! Eu sei, eu sei, devia ter ido divertir.me também, mas eu já estou velha para isso e até me divirto na cozinha.
Já andava para fazer esta experiência á imenso tempo. apareceriam sempre outras receitas para fazer, outras sobremesa que me pediam, enfim, lá iam as trufas ficando para trás. Confesso que também não é coisa que goste de fazer neste tempo quente, daí não estar teimosa em fazer.
Aqui na zona de Aveiro arrefeceu imenso no sábado á noite. Fui levar a Camila ao restaurante onde foi a festa e gelei completamente nos poucos minutos que saí do carro para cumprimentar as pessoas. Parecia que tinha passado para outro planeta, já que há tarde estava bastante calor. Cheguei a casa e ainda me sentei um bocadinho no sofá com o meu marido. Como o programa dela (leia-se futebol) não me interessava, fui de rodopio para a cozinha. Sabiam que eu não tenho televisão na cozinha? Ah pois é, nem na cozinha nem na sala onde fazemos as refeições. Imposição minha! Nem sequer deixei que colocassem lá a ficha de ligação á televisão quando construímos a casa. Acho que é por isso que me dedico com tanto afinco á culinária.
Mudando de conversa, até porque tenho ordens do medico para escrever menos e passar menos tempo em frente ao computador, lá saíram as trufas feitas com apenas 3 ingredientes. São eles tâmaras, farinha de coco e cacau me pó. Optei com duas coberturas diferentes, uma de chocolate e outra de coco.
Não custam nada a fazer, como é habitual com as massa feitas de farinha de coco, são facílimas de moldar, até uma criança pequena as faz em 10 minutos.
Quanto ao valor nutricional, pois esse é do melhor que há já que juntei nestas pequenas bolas 3 super alimentos.
Riquíssima em fibras e até proteína, em cada 100g podemos encontrar 56g de fibra solúveis e 4g de fibras insolúveis. Isto explica a sua função extremamente importante na regularização do intestino e ainda garante saciedade por muito tempo.
Esta é de facto uma farinha muito usada por quem precisa de melhorar o funcionamento do intestino, como é o meu caso, também agrada a quem precisa de melhorar os índices de mau colesterol e ainda ajuda quem precisa de queimar gordura corporal, já que a sua alta concentração de fibras solúveis formam um gel no estomago que, não só promove a sensação de saciedade como já disse, também torna a libertação de glicose no sangue mais lenta, evitando os picos de insulina. É sem duvida uma das farinhas com menor índice glicémico, rica em triglicerídeos da cadeia média, que são metabolizados e rapidamente transformados em energia, não dando lugar a acumulação no tecido adiposo.
Já as tâmaras são consideradas um super alimento. Elas são muito ricas em fibras, potássio, ferro e cálcio, varias vitaminas, sobretudo a C, contêm proteínas e o seu açúcar natural é uma excelente fonte de energia, pois o seu alto teor em açucares complexos permite que o organismo os "use" lentamente.
Que o cacau em pó é um excelente alimento não é novidade para ninguém. Ele é rico em vitaminas, minerais, fibras e até tem proteína. É pouco calórico, já que lhe é retirada a gordura durante o processo de transformação em pó e não tem açucar. Para terem uma ideia, em cada colher de sopa de cacau estão apenas e somente 12 calorias!
Bom, já chega de conversa, vamos á receitinha.
Vão precisar de:
- 200g de tâmaras secas
- 7 colheres de sopa de farinha de coco
- 9 colheres de sopa de cacau em pó
- coco ralado q.b.
- ou
- 100g de chocolate preto + 1 colher de chá de azeite ou óleo de coco ou manteiga (usei apenas 50g pois só cobri metade com chocolate)
- noz picada para decoração
(fotos no fim)
- Descarocei as tâmaras e pus a demolhar num copo alto com 200ml de água quente por 15 minutos. Triturei tudo com a varinha mágica até ter um creme liso e macio.
- Passei este creme para uma tigela. Noutra tigela misturei a farinha com o cacau. Verti sobre o creme e misturei primeiro, passando depois a amassar com as minhas mãos. Fiz uma bola que reservei no frigorifico meia hora (opcional, podem moldar logo).
- Com uma colher de sobremesa tirei pequenas porções de massa e dei-lhes a forma redonda.
- Metade das minhas bolas passei por coco ralado. A outra metade passei por chocolate preto derretido com azeite, coloquei em papel vegetal e polvilhei com noz picada.
Tão simples, tão bom!
5 Comentários
Divinal, desde o sabor à textura! Obrigada ��
ResponderEliminarQue bom que gostou! Fico muito feliz por saber . Sim realmente são ótimas, nem parecem feitas com estes ingredientes
EliminarMuito obrigada pelo feedback .
Boa semana !
O que posso dizer-te, se sempre surprendes com receitas maravigolds👌👌🤗🤗. Amo as tuas receitas, principalmente porque sou intolerante à lactose e minha mãe não come ovos. Tuas receitas 5 estrelas 💓🤗. Sucessos ✨✨🏆
ResponderEliminarAmo muito essas receitas. gratidão
ResponderEliminarOlá Sandra, adorei sua ideia. Vou testar😍🇧🇷
ResponderEliminar