Bifes de frango com guacamole, feta, tomate e manjericão




Ás tantas já não se sabe o que fazer com os bifes de frango, não é? Aposto que muitos que me vão ler estão a abanar a cabeça de "SIM".
Com os dias quentes eles ficam lindamente nas saladas, ou então, as saladas ficam lindamente neles! Foi essa a ideia e resultou lindamente.
Eu tenho um pequeno problema domestico, é que o meu filho mais velho não gosta de queijo feta. Coisa estranha sendo filho de quem é, já que a mãe é uma verdadeira fã. Por isso neste dia fiz duas receitas, esta e de Peitos de frango à caprese, que podem ver a receita carregando👉aqui e que está na foto de tábua seguinte.
Antes de passar á receita gostava apenas de salientar um fator importante. O guacamole que aqui usei esteve congelado. Isso mesmo que estão a pensar, eu faço o guacamole e se não se consome tudo nesse dia eu congelo num saquinho bem fechado. Ao descongelar ele ganha um bocadinho de água, mas é muito fácil de a escorrer e não perde nenhuma qualidade nem sabor. Aconselho a experimentarem e desta forma podem ter sempre o vosso guacamole pronto.

Para 4 pessoas vão precisar de:

Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 4 bifes de frango grandes ou 8 pequenos
  • tempero para os peitos de frango (usei 1 colher de chá de tempero para frango da Flor das Hortas; podem temperar como mais gostarem, por exemplo, sal e pimenta)
  • 1 fio de azeite
Guacamole:
  • 1 abacate pequeno
  • 1/2 cebola picadinha
  • sumo de 1/2 limão ou lima
  • 3 pés de salsa picada
  • sal
Cobertura:
  • 100g de queijo feta cortado em fatias finas
  • 2 tomates pequenos
  • 2 rabanetes
  • folhas de manjericão fresco q.b.
  • sementes de chia e sésamo para decoração
Confeção:
  1. Temperei os bifes pincelando com tempero para frango da Flor das Hortas.
  2. Não tive de fazer o guacamole, pois tinha algum congelado. Como disse na introdução, eu costumo congelar o guacamole quando faço e não se come tudo ou quando tenho um abacate a passar o ponto certo de amadurecimento faço e congelo. Para fazer o guacamole basta colocar todos os ingredientes numa tigela e esmagar com um garfo.
  3. Pus os bifes a grelhar numa frigideira antiaderente e untada com 1 fio de azeite.
  4. Entretanto parti as fatias de queijo feta, os rabanetes e o tomate em rodelas e depois em meias luas. 
  5. Barrei os bifes com o guacamole e distribuí o tomate, as fatias de rabanete e as de feta, intercalando com manjericão fresco. Decorei com as sementes.
 Bom apetite!

0 Comentários