"Suflê" de chocolate (saudável; sem açucar; sem glúten; "low carb"; "low fat")




Pode até parecer uma sobremesa típica de restaurante, daquelas que achamos que não vai resultar fazer em casa, mas acreditem que não. É facílimo, não demora nada e se vos acontecer o mesmo que a mim, querer comer quente mas atrasar o prato principal e a sobremesa ter de ficar em espera, não há problema nenhum, esta receita fica na mesma perfeita.
Posso vos dizer que estes que vêm na foto estiveram nada mais nada menos que 10 minutos no forno depois de desligado, tempo de terminarmos a refeição e ainda outros 10 enquanto preparei as coisas para fotografar. Mesmo assim, estava como podem ver nas fotos e uma verdadeira tentação.
Um suflê não é um petit gateau como muitas vezes aparece na blogosfera. Não tem de escorrer lava, não tem de ficar liquido no meio, tem de ficar suflê, que é leve, esponjoso e suave.
Esta é uma versão sem farinha, logo sem glúten, de baixo teor de gordura e de hidratos de carbono.
É uma receita tão boa e versátil que no dia seguinte podem colocar 10 segundos no microondas que fica como acabado de fazer. Mas se não quiserem  ou não puderem, frio é uma autêntica tentação na mesma.



Para 6 doses (podem fazer em ramequins como eu fiz ou única taça de porcelana como se fosse um suflê salgado):
  • 200g de chocolate preto (usei de culinária sem açúcar- compro no super pingo doce)
  • 270ml de leite ( o que preferirem)
  • 2 e 1/2 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 2 gemas de ovo
  • 6 claras (usei as claras das gemas de cima e + 120ml de claras pasteurizadas)

Confeção:
Num tachinho misturei bem o leite com o amido de milho. Levei ao lume mexendo até estar quente (não é preciso ferver). Acrescentei o chocolate partido em pedaços. Sempre a mexer e com o lume médio, deixei que o chocolate derrete-se, forma-se um creme macio e com alguma densidade (escorre com dificuldade).
 
Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Retirei do lume e deixei arrefecer um pouco enquanto bati as claras em castelo firme.
Juntei as gemas ao creme, misturei bem e de seguida envolvi as claras aos poucos e cuidadosamente.
Verti sobre os ramequins bem untados.
 
Levei ao forno 15 minutos, desliguei o forno e deixei ficar mais 10 minutos. O ideal é ficar apenas 5 minutos, os meus estiveram 10 pois estávamos a acabar de jantar e não quis interromper a refeição.
Eles vão baixar um pouco como é normal em qualquer suflê.
Servi de imediato polvilhado com farinha de coco.
Como estávamos só 3 em casa, os outros ficaram para o dia seguinte. Coloquei 10 segundos no microondas e ficaram como acabados de fazer.


Adoro isto!


0 Comentários