Tarte twix (saudável; "low carb"; "low fat", opção vegan; paleo)




Reformulei a minha tarte twix! E porque é que se muda aquilo que está tão bem? Porque estamos a chegar ao verão, período de muitas festas cá em casa (e até fora), e foi imperativo diminuir as calorias duma tarte que está sempre presente nas minhas festas.
De facto, não há festa que não tenha esta! Rima e o que é certo é que se não tenho tarte twix quando vêm os amigos e família, fico com a sensação que saem de cá descontentes.
Esta não é a primeira vez que faço alterações na tarte publicada no bolgue que podem ver carregando👉aqui , mas foi a alteração que mais relevâncias teve, tantas que são merecedoras de novo post.
Para que tenham uma noção, consegui que cada fatia desta fantástica tarte, por norma muito calórica seja nas versões saudáveis ou não, tenha 134 Kcal. Este valor é para a tarte feita com adoçante stevia na base e cobertura de chocolate. Se toda a tarte for feita com, por exemplo, mel, cada fatia passa a 170 kcal, que também não é nada comparado com as habituais mais de 250 kcal da grande maioria das receitas saudáveis da globosfera.
E como é que consegui isto, já que mantive o caramelo de tâmara, parte mais calórica desta tarte? Bom, de facto fiz alguns cálculos e qualquer um dos caramelos alternativos tem mais calorias que o simples de tâmara e nem sequer se fica a ganhar em termos nutricionais, já que as tâmaras são o super alimento já conhecido por todos. Daí que entendi que teria de "cortar" na base e cobertura para baixar o valor calórico da tarte.

Como já vos tenho dito algumas vezes aqui no blogue, quando se trata de reduzir calorias em bases, o ideal é recorrer á farinha de coco. Esta farinha, riquíssima me fibras solúveis, em cada 100g tem 56 de fibras, absorve muito os líquidos, o que quer dizer que uma pequena quantidade é suficiente para fazer o mesmo que faz uma qualquer outra farinha. Para além disso, é muito pobre em hidratos de carbono que é o que nós pretendemos.
Depois também fiz algumas contas no que diz respeito á cobertura. No fundo queria ver até que ponto valia a pena, a nível calórico, fazer eu o "efeito chocolate derretido" em vez de usar uma tablete de um bom chocolate. A verdade é que pelas minhas contas só vale a pena, mais uma vez a nível calórico, se usarmos adoçante. Se usarmos mel, por exemplo, o que vamos reduzir nas calorias é insignificante por fatia.
Toda a tarte é de execução muito simples, tal como a anterior e desta vez também "estudei" bem uma forma para que não haja qualquer sabor a tâmaras. Se já não tinha duvidas que as tâmaras demolhadas em café quase perdem o seu sabor, agora experimentei o aroma a baunilha. Garanto-vos que parece um qualquer caramelo feito de tudo menos tâmaras.



Vão precisar de:
(Forma de fundo amovível de 22 ou 24 cm de diâmetro)
Base
  • 2 ovos ou 2 ovos de linhaça 
  • 3/4 de caneca de iogurte grego ou puré de maça (180ml no copo medidor)
  • 4 colheres de sopa de ingrediente adoçante é escolha sólido ou liquido (mel, agave, geleias adoçantes, açúcar de coco, mascavado, adoçante em pó ou o equivalente em liquido; usei stevia liquido)
  • 3/4 de caneca de farinha de coco (180ml no copo medidor ou 84g)
  • 1 colher de chá de farinha de alfarroba* (opcional; ou cacau ou canela)
*É opcional e serve para dar cor á massa; podem usar qualquer uma das alternativas, também podem pôr um bocadinho mais se quiserem mais escuro.

Recheio (caramelo)
  • 200g de tâmaras demolhadas em 150ml de água ou café (descafeinado) quente
  • 1 colher de café de aroma de baunilha** (opcional)
**Provavelmente uma das mensagens que mais recebo é a pedir um substituto para as tâmaras por não gostarem de seu sabor. Demolhar as tâmaras em café ou sumos naturais (laranja, por exemplo) ou chás de sabor forte disfarça muito o seu sabor. O aroma de baunilha praticamente anula o sabor a tâmaras. Como disse na introdução, já fiz esta tarte com outros caramelos, tenho receitas de outros caramelos publicadas, mas esta é a menos calórica.

Cobertura***
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco (medido sólido)
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante liquido que prefiram (mel, agave ou geleias/xaropes adoçantes; usei stevia liquido)
  • 3 colheres de sopa de agua
Cobertura alternativa***
  • 100g de chocolate preto 
  • 1 colher de sobremesa de óleo de coco ou azeite
  • 3 a 4 colheres de sopa de água ou café morno
***Também fiz as contas ás calorias destas duas coberturas. A primeira fica menos calórica embora só seja significativo se usarem adoçante.

Confeção:
Comecei por preparar o caramelo. Descarocei as tâmaras e pus a demolhar em descafeinado instantâneo quente. Foi o que lhe deu a cor escura e "disfarça" algum sabor a tâmaras. É completamente opcional e podem fazer com água como eu faço sempre.


Passei á base. Pus o forno a aquecer a 180ºC, forrei e untei a forno com papel vegetal.
Numa tigela bati os ovos com o iogurte grego e o adoçante. Acrescentei a alfarroba, misturei, juntei a farinha de coco e voltei a misturar. Muito rapidamente a farinha de coco absorve os líquidos e fica uma massa muito fácil de moldar e não agarra ás mãos. Fiz uma bola com ela.
Passei para a forma, entendi sobre a base e lado e furei toda a base com um garfo. Levei ao forno cerca de 20 a 25 minutos. A meio do tempo passei para a prateleira de baixo do forno para não queimar as pontas e cozer bem a parte de baixo (assim vai estalar como se fosse bolacha do twix quando vamos comer). Retirei do forno e deixei arrefecer ("secar") um pouco antes de espalhar o caramelo.
Para terminar o caramelo, triturei as tâmaras com a varinha mágica até ter uma pasta e juntei o aroma de baunilha. Como disse em cima, o aroma de baunilha anula por completo sabor a tâmaras.
Espalhei esta pasta na base e reservei no frigorifico enquanto fiz a cobertura.

Para a cobertura, derreti o óleo de coco no microondas, juntei o cacau e misturei bem. Obtive uma mistura que está muito liquida, mas assim que lhe junto água ela muda logo de textura e fica muito mais consistente. Bati bem com um batedor de varas manual e espalhei de imediato sobre o caramelo.
Reservei no frigorifico 1 hora antes de servir.



É tão bom...













1 Comentários

  1. Peço desculpa, mas utilizar o termo Vegan quando utiliza ovos e iogurte grego está errado!

    ResponderEliminar