Cogumelos em molho de tomate, salsa e vinho do Porto com quinoa (vegan)


Isto é o que acontece quando me dá para ser vegetariana😂😂
Agora a serio, todos sabem que não sou vegetariana, vegan e longe de paleo, acima de tudo nada de fundamentalismos. Na minha opinião é no equilíbrio que se está bem, é lá que está a virtude, o bem e o sucesso.
Ora, o equilíbrio passa por diminuir o consumo de carne e até de alguns peixes. É essencial para a nossa saúde, para o bem estar de todos e, mais importante que cada um de nós, é a natureza, a nossa "mãe natureza" que sem ela nada temos, nem animal nem vegetal. É preciso diminuir o consume de carne pois os animais em regime de produção intensiva são extremamente poluentes.
Eu já de algum tempo para cá, como vocês que seguem o blogue sabem, que consumo carne apenas 2 dias por semana (e ás vezes nem isso). Não é que faça uma dieta vegetariana nesses dia, até posso comer uma fatia de fiambre de frango ao lanche ou presunto que aprecio mais, apenas não cozinho carne e tento que não se coma mesmo. 
Se cada um de nós fizer o mesmo, nem que seja 1 único dia por semana, é uma ajuda enorme para o meio ambiente e a natureza agradece com certeza.
Os cogumelos são sempre uma ótima opção para estes dias. Todos gostam cá em casa, são nutritivos e de preparo muito simples. 
Desta vez dei-lhes um aroma diferente que seduziu completamente a família e a mim. 
Experimentem que não se vão arrepender.


Para 3 pessoas vão precisar de :
  • 300g de cogumelos brancos
  • 2 cebolas picadas
  • 3 dentes de alho picados
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • salsa q.b. (cerca de 10 pés)
  • 1/2 lata pequena de tomate em pedaços
  • 100g de tomate cereja
  • sal e manjericão seco para temperar (pode ser sal e pimenta ou flocos vermelhos de pimenta)
  • 1 cálice de vinho do Porto ou da Madeira ou 3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
Confeção:
  1. Coloquei numa frigideira grande a cebola picada, o alho, os cogumelos laminados e o azeite. Levei ao lume cerca de 5 minutos mexendo frequentemente.
  2. Juntei o vinho do Porto, depois a salsa (não piquei, apenas separei as folhas dos talos maiores), depois o tomate , o de lata e o cereja, misturei tudo e deixei cozinhar por cerca de mais 5 a 6 minutos, não só para o tomate cozinhar, mas também para o álcool se evaporar.
  3. Servi com quinoa cozida.


Bom apetite!

0 Comentários