Antes de ir á parte principal, tenho de falar das batatas "fritas". Nós cá em casa adoramos estas batatas e eu nem sequer ligo o forno para as fazer. É mesmo numa frigideira apenas que as faço. Esta foi uma receita publicada aqui no blogue á já muito tempo e podem ver carregando aqui.
Passando agora ás pataniscas, estas confesso que até me custa chamar-lhe assim. Adoro pataniscas de bacalhau, tenho uma receita saudável publicada aqui no blogue que podem ver carregando aqui e ás vezes parece que estamos a cometer um atentado linguístico chamar o mesmo a duas coisas tão diferentes. Neste caso até nem é o sabor, se lhe quiserem acrescentar bacalhau, até tem muito que ver. É que á algum tempo atras fiz esta receita com amido de milho e flocos de aveia. Não pus qualquer queijo nem ovo e usei precisamente estes 2 ingredientes para fazer a ligação. Daí ter chamado patanisca. Hoje usei ovo e queijo para fazer a tal ligação, mas continuo a achar que só se parecem com pataniscas e nada mais.
- 2 curgetes médias
- 2 cenouras médias
- 1 colher de chá de pimentão doce (uso da Chaparral)
- 1 colher de sobremesa de salsa picada fresca ou seca (uso da Chaparral)
- 1 colher de chá de massa de alho (uso da Incopil ou Flor das Hortas) ou 1 dente de alho picadinho
- sal
- 1 ovo
- 4 colheres de sopa de queijo ralado
- 2 colheres de sopa de amido de milho (maisena)
- 1 colheres de sopa de azeite para untar a frigideira
- 2 batatas doce polpa laranja pequenas cortadas em palitos
- sal e erva aromática que gostem para temperar (nós cá em casa gostamos de manjericão ou oregãos e salsa)
- 1 colher de chá de massa de alho (uso da Incopil ou Flor das Hortas) ou 1 dente de alho picadinho ou alho em pó
- 1 a 2 colheres de sopa de azeite
- Comecei por ralar as cenouras e passar para uma tigela. Depois ralei as curgetes, coloquei num pano e espremi bem para que saia o máximo de água possível. Juntei á cenoura.
- Acrescentei os restantes ingredientes e misturei bem.
- Pus uma frigideira antiaderente ao lume untada com azeite. Com a ajuda dum dispensador de gelados, fiz montinhos do preparado na frigideira e achatei em patanisca. Sempre com o lume médio, deixei cozinhar bem e depois virei com uma espátula. Voltei a deixar cozinhar.
- Para as batatas, depois de cortadas em palitos, temperei com alho, azeite, sal e ervas aromáticas. Pus ao lume uma frigideira antiaderente e, quando quente, coloquei as batatas que não devem estar sobrepostas. Deixei cozinhar por 10 a 12 minutos e virei a meio do tempo. Aconselho a provarem uma antes de retirar do lume.
- Servi com salada mista.
Bom apetite!
0 Comentários