"Ninho da Páscoa" de espelta tufada (saudável; sem açúcar)






Este ano os meus queridos afilhados vão ter umas amêndoas especiais! Na realidade não vai haver amêndoas, talvez uns "ferrero roche" caseiros que ainda vou fazer, mas sim uma espécie de bolinhos em forma de mini ovos feitos com miolo de amêndoa.
Da primeira vez que fiz, para experimentar, não passei os ovos por chocolate. Ficaram bons, mas não vi os meus filhos com "grandes sorrisos" a comerem. Por isso resolvi passa-los por chocolate na repetição da receita. Bom, foi do oito ao 80...Devoraram os ovos...Só ficaram os que estavam em cima dos ninhos!


O que realmente é novidade é o "ninho" que fiz para os ovinhos. Nada mais fácil e delicioso!! Fiz para experimentar a ideia e voltei a fazer para ficarem de decoração na mesa da sala esta semana, a partir de hoje. Para além de maravilhosos, ficaram lindos!
A mim parece-me uma forma original de presentear os mais novos, e porque não os mais crescidos. Afinal de contas, haverá alguém que não goste de chocolate?

Antes de passar á receita, quer os ninhos quer os ovos podem ficar á temperatura ambiente 3 a 4 dias.
Para 6 "ninhos" vão precisar de:
(medida da caneca que usei é de 250ml)
Base
  • 100g de chocolate preto
  • 50 a 60g de espelta tufada sem açúcar
Camada intermédia
  • 4 colheres de sopa rasas de manteiga de amendoim 
  • 2 colheres de sopa de leite (o que preferirem)
  • 1 e 1/2 colher de sopa de mel
"Bolinhos" em forma de ovo
  • 60ml de leite (o que preferirem)
  • 1 ovo ou 1 ovo de linhaça
  • 1/2 caneca mal servida de ingrediente adoçante á escolha (mel, agave, açúcar de coco, açúcar mascavado, adoçante em pó,.. Usei adoçante em pó stevia)
  • 1/4 de caneca (65g) de manteiga de amêndoa
  • 2 canecas de farinha de amêndoa (190g) (podem substituir 1/2 caneca por farinha de aveia ou espelta)
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 80g de chocolate preto (opcional; apenas se quiserem passar os ovos por chocolate; ficam absolutamente fantásticos)

Confeção:
Comecei por fazer a base. Pus o chocolate a derreter em banho maria. Quando bem cremoso, juntei a espelta e envolvi bem. Preenchi cerca de 3/4 de 6 formas de queque com esta mistura. Reservei no frigorifico.
 


Fui fazer camada intermédia, misturei bem os ingredientes. Inicialmente está cremosa mas rapidamente fica pastosa e muito fácil de moldar, mesmo sem frigorifico.

Retirei as bases do frigorifico, fiz bolas com a massa de manteiga, achatei, coloquei em cima da base e pressionei com um garfo para fazer os feitios.





Para os bolinhos, misturei numa tigela os ingredientes líquidos. Envolvi a farinha. Dividi a massa ao meio e acrescentei o cacau a metade. Amassei bem. Fica uma bola perfeitamente moldável. Se estiver a colar ás mãos, é só levar 5 minutos ao frigorifico.
Liguei o forno a 180ºC. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal.
Retirei pequenas porções de massa e fiz bolinhas na minha mão. Na foto são as mãos da minha filha que me esteve a ajudar. Chamem as crianças para ajudar que elas vão gostar com certeza.
Achatei em forma de ovo. Levei a assar por 10 a 12 minutos.

 

Na segunda vez que fiz a receita passei os ovos por chocolate. Pus 80g de chocolate a derreter em banho maria e, quando já bem cremoso, passei os ovos pelo chocolate e coloquei em papel vegetal. Levei ao frigórico 10 minutos para endurecer. Não tirei fotos mas é mesmo muito fácil, os ovos não sujam o chocolate que permanece igual do primeiro ao último ovo.


Tão fácil, tão bom...

a

0 Comentários