Da primeira vez que fiz, para experimentar, não passei os ovos por chocolate. Ficaram bons, mas não vi os meus filhos com "grandes sorrisos" a comerem. Por isso resolvi passa-los por chocolate na repetição da receita. Bom, foi do oito ao 80...Devoraram os ovos...Só ficaram os que estavam em cima dos ninhos!
O que realmente é novidade é o "ninho" que fiz para os ovinhos. Nada mais fácil e delicioso!! Fiz para experimentar a ideia e voltei a fazer para ficarem de decoração na mesa da sala esta semana, a partir de hoje. Para além de maravilhosos, ficaram lindos!
A mim parece-me uma forma original de presentear os mais novos, e porque não os mais crescidos. Afinal de contas, haverá alguém que não goste de chocolate?
Antes de passar á receita, quer os ninhos quer os ovos podem ficar á temperatura ambiente 3 a 4 dias.
Para 6 "ninhos" vão precisar de:
(medida da caneca que usei é de 250ml)
Base
- 100g de chocolate preto
- 50 a 60g de espelta tufada sem açúcar
- 4 colheres de sopa rasas de manteiga de amendoim
- 2 colheres de sopa de leite (o que preferirem)
- 1 e 1/2 colher de sopa de mel
- 60ml de leite (o que preferirem)
- 1 ovo ou 1 ovo de linhaça
- 1/2 caneca mal servida de ingrediente adoçante á escolha (mel, agave, açúcar de coco, açúcar mascavado, adoçante em pó,.. Usei adoçante em pó stevia)
- 1/4 de caneca (65g) de manteiga de amêndoa
- 2 canecas de farinha de amêndoa (190g) (podem substituir 1/2 caneca por farinha de aveia ou espelta)
- 2 colheres de sopa de cacau em pó
- 80g de chocolate preto (opcional; apenas se quiserem passar os ovos por chocolate; ficam absolutamente fantásticos)
Confeção:
Comecei por fazer a base. Pus o chocolate a derreter em banho maria. Quando bem cremoso, juntei a espelta e envolvi bem. Preenchi cerca de 3/4 de 6 formas de queque com esta mistura. Reservei no frigorifico.
Fui fazer camada intermédia, misturei bem os ingredientes. Inicialmente está cremosa mas rapidamente fica pastosa e muito fácil de moldar, mesmo sem frigorifico.
Retirei as bases do frigorifico, fiz bolas com a massa de manteiga, achatei, coloquei em cima da base e pressionei com um garfo para fazer os feitios.
Para os bolinhos, misturei numa tigela os ingredientes líquidos. Envolvi a farinha. Dividi a massa ao meio e acrescentei o cacau a metade. Amassei bem. Fica uma bola perfeitamente moldável. Se estiver a colar ás mãos, é só levar 5 minutos ao frigorifico.
Liguei o forno a 180ºC. Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal.
Retirei pequenas porções de massa e fiz bolinhas na minha mão. Na foto são as mãos da minha filha que me esteve a ajudar. Chamem as crianças para ajudar que elas vão gostar com certeza.
Achatei em forma de ovo. Levei a assar por 10 a 12 minutos.
Na segunda vez que fiz a receita passei os ovos por chocolate. Pus 80g de chocolate a derreter em banho maria e, quando já bem cremoso, passei os ovos pelo chocolate e coloquei em papel vegetal. Levei ao frigórico 10 minutos para endurecer. Não tirei fotos mas é mesmo muito fácil, os ovos não sujam o chocolate que permanece igual do primeiro ao último ovo.
Tão fácil, tão bom...
a
0 Comentários