Bolo de cenoura, noz e ananás (saudável; "fit")



Eu sou daquelas pessoas que não lida nada bem com o envelhecimento. Sim, eu sei que é sinal de mais sabedoria, etc, etc, mas não me consigo convencer! Detesto as rugas, os cabelos brancos, a pele mais flácida...já estou a deprimir só de estar a pensar, imaginem quando chego ao espelho...
Hoje é o dia do meu aniversário, supostamente dia de festa, mas para mim é dia de depressão, pois não tenho forma de me esquecer que lá vai mais um aninho!!!



Não vai haver festa, não senhor. É dia de iniciar o jejum de sexta feira santa e levo o assunto a serio. Não há festa, mas há bolinho, pois está claro!
Fiz um bolo com tudo o que eu gosto, que me faz bem e anima! E o ingrediente principal foi a...cenoura, claro!
Pois é, aquela velha citação de que a cenoura faz bem aos olhos não é um mito e não só! A cenoura também faz bem à pele, mantendo saudável e brilhante, e previne o envelhecimento, pela sua riqueza em betacaroteno que funcionam como antioxidantes e, ao transformarem-se em vitamina A no fígado; previne a formação precoce de rugas, acne, pele seca, pigmentação, manchas e tom de pele irregular.



Mas não foi só a cenoura que coloquei neste bolo e que faz bem à pele, também as sementes de linhaça, na forma de farinha, ricas em ômega 3 e 6 - alimento mais rico em ômega 3 presente na natureza -  , são um antioxidante e renovador das células, logo, retardam o seu envelhecimento, protegendo a pele. Mas a linhaça não se fica por aqui, por ter muita fibra, ajuda na regularização da função intestinal e no emagrecimento. Sim, eu disse emagrecimento. O seu elevado índice de fibras fazem com que haja uma libertação de glicose mais lenta no sangue, o que evita os picos glicémicos. Com isso, há menor acumulação de gordura no organismo, além do prolongamento da sensação de saciedade. O resultado é o que nós desejamos: menos apetite! E ainda há mais, as suas fibras contribuem  para a eliminação de gorduras e toxinas.



Não me fiquei por aqui e ainda juntei ao meu bolo ananás! Ora, o ananás, esse maravilhoso fruto, é extremamente rico em nutrientes bons para o nosso organismo. Como todos os frutos cítricos, é rico em vitaminas e minerais essências: vitamina A, B, C e E, zinco, magnésio, fosforo, cálcio, ferro e sódio. Tem poucas calorias e, a razão de estar no meu bolo, é que também ele é muito rico em antioxidantes, prevenindo o envelhecimento da pele e o aparecimento de algumas doenças associadas ao fator idade. Já não bastava o seu poder refrescante, ainda é rico em fibras!


Depois enriqueci-o com frutos secos, cheios de gorduras boas, vitaminas, minerais e fibras, tão bom para a minha saúde e dieta!
Ah pois é, eu cá não brinco em serviço!...Há que afastar os sinais do tempo custe o que custar!



Vão precisar de:
(medida da caneca que usei é de 250ml; forma retangular de 20 por 25 cm)
  • 3/4 de caneca de açúcar de coco ou mascavado (110g)
  • 1/3 de caneca de azeite ou óleo de coco (80ml)
  • 2/3 de caneca de iogurte grego natural ligeiro (160g)
  • 4 colheres de sopa de farinha de linhaça (podem substituir por 4 ovos)
  • 2 canecas de farinha de espelta ou aveia 
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 2 colheres de chá de canela em pó
  • 1/4 colher de chá de noz moscada
  • 1 caneca de ananas enlatado sem adição de açúcar picado (5 fatias)
  • 2 canecas de cenoura ralada (cerca de 2 cenouras médias)
  • 1 caneca de noz picada grosseiramente
  • 1 mão cheia de passas (opcional)
Cobertura:
  • 200g de queijo creme light
  • 4 colheres de sopa de queijo fresco batido (queijo quark 0% mat. gorda) ou iogurte grego natural
  • 3 colheres de sopa de ingrediente adoçante liquido ou solido não granulado (usei adoçante em pó stevia; gosto muito desta cobertura com mel)
  • 1 colher de chá de canela em pó (opcional)

Confeção:
Comecei por preparar a linhaça.
(Nesta e em qualquer receita, é importante medir bem as colheres de sopa. Quando medimos uma colher de sopa dum liquido normalmente não erramos, pois se for a mais verte. Já nos sólidos não é bem assim e muitas vezes vai quantidade a mais na colher. Uma colher de sopa leva 15 ml e os sólidos não devem ocupar mais espaço que os líquidos!)
Coloquei num copo as 4 colheres de sopa de farinha de linhaça com 12 de água (3 colheres de sopa de água por cada 1 de farinha de linhaça). Mexi bem e reservei por pelo menos 15 minutos até "gelatinar", ficar com textura de ovos batidos.


Enquanto isso, ralei as cenouras, parti finamente o ananas e piquei as nozes. Também forrei a forma com papel vegetal e pus o forno a aquecer a 180ºC.
Numa tigela bati com a batedeira elétrica o açúcar com o azeite. Acrescentei o iogurte grego, depois a linhaça gelatinada (ovos de linhaça) e voltei a bater. 



Acrescentei a farinha, bicarbonato, sal e canela. Mais uma vez bati com a batedeira, agora só para misturar bem.
Juntei a cenoura, o ananas, noz e passas. Misturei bem com a colher.



Verti sobre a forma e levei ao forno por cerca de 1 hora. 
Retirei e deixei arrefecer completamente antes de cobrir.
Para a cobertura, bati os queijos com o adoçante e a canela.












Tão bom....

0 Comentários