Twix (saudável)




Não é primeira vez nem a segunda que faço os twix cá em casa, um dos meus chocolates preferidos.
Muitas das vezes que nos apetece e os miúdos me pedem, ou porque simplesmente lhes apetece ou porque têm amigos cá em casa, faço em formato de tarte e podem ver a receita carregando aqui.
É mais fácil e rápido que fazer em barrinhas de chocolate, daí a minha opção.
Desta vez foram as visitas o motivo dos twix. Alguns colegas do meu filho J. Pedro vieram cá passar as ferias de carnaval e eu resolvi presenteá-los com alguns dos miminhos que eles mais gostam. Um deles foi os twixs. A razão da partilha desta vez é por ter feito de forma diferente da habitual.
Existem muitas receitas destes adorados chocolatezinhos na net, umas mais saudáveis que outras, umas mais idênticas ao original que outras. Eu já experimentei algumas, como já vos disse tenho publicada a minha tarte twix, e a razão da publicação de hoje foi sentir que finalmente acertei no twix em barra! Não os cobri totalmente, o que poupou imenso tempo e até algumas calorias..., e a bolacha finalmente ficou no ponto certo, ou seja, não cresceu demasiado.
Para a bolacha usei uma receita publicada aqui no blogue á pouco tempo, com 2 pequenas alterações que evitam o crescer da massa, a quantidade de amido de milho e de fermento e outra na execução que foi estica-la bem com o rolo da massa; o caramelo desta vez fiz o de leite de coco, se bem que acho que o de tâmaras fica lindamente; a cobertura de chocolate ser só por cima facilita muito o trabalho e o tempo de confeção passa a ser perfeitamente aceitável para o que vamos obter.

Vão precisar de:
Bolacha
  • 1 caneca de farinha de espelta ou aveia
  • 1 colher de sopa de amido de milho ou polvilho doce
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 4 colheres de sopa de açúcar de coco ou mascavado ou adoçante em pó
  • 1 ovo batido
  • 1 colher de sopa de leite (apenas necessário se não estiverem a conseguir formas uma bola com a massa; se o ovo for grande pode não ser necessário)
  • 2 colheres de sopa de azeite ou óleo de coco derretido
Caramelo
(Como disse na introdução, hoje fiz com caramelo de leite de coco. Também já fiz com caramelo de tâmaras. Ficam aqui as duas receitas para consultarem)
Para a cobertura de chocolate:
  • 100g de chocolate preto (usei 70% cacau)
  • 1 colher de chá de azeite ou óleo de coco
Confeção:
Comecei por fazer o caramelo, não só porque demora mais tempo, mas também porque convém já estar frio quando for usar.
Para a bolacha, liguei o forno a 180ºC.
Numa tigela misturei os ingredientes secos: farinha, amido de milho, fermento, sal, açúcar . Bati o ovo e misturei nos secos, primeiro com uma espátula e depois com as mãos. Juntei o azeite e amassei bem com as mãos até formar uma bola compacta (juntar o leite se necessário).
Estiquei bem com o rolo da massa de forma a ficar bem fininha e retangular. Levei ao forno a cozer em cima de papel vegetal por 12 a 15 minutos.
Deixei arrefecer um pouco antes de espalhar o caramelo.
Cobri a bolacha com o caramelo e reservei no frigorifico enquanto fiz a cobertura de chocolate.
Derreti o chocolate em banho maria, juntei o azeite.
Quando já bem cremoso, retirei debaixo da água e deixei arrefecer um pouco antes de espalhar por cima do caramelo. Como o caramelo está frio, o chocolate tem tendência a endurecer rapidamente, pelo que não escorre em demasia.
Parti em barras logo que toda a superfície aparenta não ter chocolate em estado cremoso. A intenção é não estar duro para não partir, nem estar demasiado mole e colar á faca.

Deliciosos!






0 Comentários