Bolo vulcão (Petit Gateau) (saudável; sem açúcar; "fit"; sem farinha; sem glúten)




É a terceira vez que faço esta receita. A primeira tinha convidados em casa e foi mesmo a arriscar tudo que ia ficar bem. E ficou! A segunda foi uma tentativa de fazer com ovos de linhaça. Tenho de ser sincera, não ficou tão bem quanto as outras duas vezes, talvez devesse ter diluído mais a farinha de linhaça. A massa estava demasiado densa e não escorreu o suficiente.
Resultou duma adaptação que fiz a uma receita tradicional, com farinha, manteiga e tudo o resto. Não foi uma tarefa fácil mas, como de costume, o puré de maça faz milagres! Ainda não tentei com iogurte grego, fica a promessa que assim que experimentar faço uma edição da receita.
Antes de passar á receita gostava de vos dizer que este é um dos meus bolos preferidos e também um dos que me dá mais "trabalho", não só a passar receitas tradicionais para receitas saudáveis, como a acertar tempo de cozedura. Nenhum dos que aqui já foi publicado foi testado uma única vez, qualquer um só é publicado á terceira, quando já tenho a certeza que vai correr bem. Pôr um bolinho a escorrer massa crua sem que se desmanche não é fácil. A escolha dos ingredientes tem de ser cuidadosa. Nem sempre acertei, nem todos me correram bem.
Espero que gostem deste, nós cá em casa estamos conquistados por mais um.
Carregando abaixo podem ver outros publicados aqui no blogue.
Petit gateau saudável com gelado de banana
Bolo-vulcão-de-manteiga-de-amendoim

Vão precisar de:
(Rende 6 bolinhos. Fiz 4 em ramequins e 2 em formas de silicone para cupcakes. A medida da caneca que usei é de 250ml)
  • 1 caneca de cacau em pó (usei magro)
  • 4 colheres de sopa de amido de milho (maisena) ou polvilho doce
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 caneca de mel ou agave ou qualquer adoçante (geleias, xaropes ou adoçante em pó) que prefiram (usei 1/4 de caneca de mel e 1/4 de adoçante em pó stevia)
  • 4 ovos
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de leite
  • 1/2 caneca de puré de maça (para fazer o puré precisam de 1 e 1/2 maças ou 2 pequenas e sumo de meio limão)

Confeção:
Preparei o puré de maça. Descasquei as maças, cortei em pedaços, coloquei numa tigela de ir ao microondas e reguei com sumo de meio limão. Tapei com pelicula aderente e levei ao microondas 4 minutos. Retirei e triturei com a varinha mágica.
Numa tigela misturei bem o cacau com o amido e sal. Tem de ficar bem misturado, se quiserem peneirar é o ideal. Acrescentei os ovos, o puré de maça, o azeite o mel e o adoçante. Bati bem com o batedor de varas (podem usar a batedeira se preferirem).




Untei bem os ramequins (as formas de silicone não precisam) e dividi por eles. Coloquei no frigorifico 15 minutos. Este passo é importante. Ao colocarmos no frigorifico este tempo a massa vai arrefecer por toda ela. Quando for ao forno, a massa do centro vai demorar mais tempo a chegar á temperatura de cozimento que a dos lados, logo, o sucesso do nosso bolo é garantido.

Pus o forno a aquecer a 180ºC. Quando á temperatura certa, coloquei as formas por exatamente 12 minutos (10 para as formas de silicone porque levam menos quantidade). Vão ver que tem uma frágil "pelicula" por cima mas não apresenta "rachas". As rachas num bolo significam que ele já está a ferver por dentro. Isso é aquilo que não queremos que aconteça. No máximo tem umas pequenas rachas laterais.
Retirei e deixei descansar 2 minutos antes de desformar.
Nota: Este é um bolo que fica bem servido quente, acabado de fazer. Podem fazer toda a preparação antes e reservar á temperatura ambiente, colocando no frigorifico os 15 minutos antes que referi. Se precisarem de fazer muito tempo antes, reservem no frigorifico e retirem 30 minutos antes de ir ao forno para que fique a uma temperatura adequada aos 12 minutos de cozimento.
Eu fiz 6. Nesse dia cozi 3. Os outros 3 guardei no frigorifico para o dia seguinte.
Servi com gelado de banana, molho de chocolate e frutos vermelhos.


Tão simples, tão bom!







2 Comentários

  1. Bem, eu vou deixar de vir aqui! Sim, parece que cá não venho, mas acompanho todas as publicações, só que nem sempre consigo comentar. É que eu tento esquecer-me de que existem sobremesas saudáveis, mas você não me deixa! Estou a brincar, mas na verdade é uma maravilha haver versões saudáveis, e ainda bem que o há! Apesar de ser raro fazer sobremesas cá em casa (é mais ao fim de semana), quando comecei a minha dieta confesso que estava com uma certa pena de deixar de poder comer uma coisinha doce de vez em quando. Felizmente rapidamente percebi que é possível manter os doces na dieta com alternativas mais saudáveis e na maioria das vezes igualmente deliciosas! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente que passe por aqui. Eu pelo contrario como sobremesa todos os dias. É certo que não preciso de "contar" calorias, mas faço na mesma contenção. Ao almoço é mais raro haver sobremesa, á noite há sempre mas a refeição principal é muito leve. Não é que seja muito lambareira, mas prefiro dispensar a carne á noite e, através de sobremesas cuidadosamente pensadas, introduzir todos os nutrientes que me fazem falta.
      Mais uma vez, muito obrigada pela atenção!

      Eliminar