Tarte de chocolate, banana e caramelo de manteiga de amendoim (sem açúcar; sem glúten)






Haverá melhor combinação que chocolate, banana e manteiga de amendoim? Eu acho difícil...
Foi a mim que coube fazer as sobremesas para a festa de Natal deste ano e escolhi fazer um bolo de chocolate vegan com cobertura de abacate e 2 tartes de frutos vermelhos. Pelas minhas contas iniciais era o suficiente para cada pessoa se servir de duas sobremesas. Preparei tudo no sábado e já bem tarde, quando me fui deitar, comecei a fazer contas. Seriamos 20 ou 24? Dependia dos filhos que cada família levasse. Eu, por exemplo, só levava a Camila vistos que o J. Pedro está em Lisboa ainda em frequências. Dormi sobre o assunto, ou melhor, dormi pouco porque comecei a pensar que se calhar tinha feito pouco, apesar do bolo ser bastante grande.
De manhã resolvi fazer outra sobremesa, mas tinha de ser rápida, ficar pronta de imediato, não ir ao forno porque não podia ficar a tomar conta, tinha de me ir arranjar para a festa. Também tinha de optar por uma combinação que agrade á maioria das pessoas e com ingredientes que habitualmente há em casa.
Foi então que pensei nesta tarte. Não tinha nenhuma referencia, receita a seguir, ou ideia formada. Foi apenas formar camadas com preparados que já habitualmente faço.
Não tem o formato redondo tradicional de tarte porque não tinha onde a transportar depois de feita. Já tinha as minhas duas caixas de transporte de bolos ocupadas e percebi que teria mesmo de usar uma travessa.





Foi um sucesso! Não consegui tirar fotos dela partida, pelo que só tenho de inteira, antes de sair de casa, e das 3 fatias que voltaram.
Para um forma de 20 por 30 cm vão precisar:
Base
  • 3 canecas de flocos de aveia
  • 3 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • 3 colheres de sopa de puré de tâmaras (retirado do que preparei para fazer o recheio)
  • 2 colheres de spa de cacau
  • 1 banana pequena

Recheio de caramelo de manteiga de amendoim
  • 200g de tâmaras secas descaroçadas e hidratadas em 120 ml de água quente)
  • 4 colheres de sopa de manteiga de amendoim
  • 2 a 3 bananas pequenas (reservei metade duma para a decoração)
Cobertura
  • 200g de chocolate preto
  • 250 ml de leite de coco sólido (deve estar no frigorifico é pelo menos 1 dia)
  • 2 colheres de sopa de azeite (opcional)

Confeção:
Comecei por pôr as tâmaras a demolhar na água quente num copo alto por uns 5 minutos (mais um bocadinho se estiverem muito secas). Triturei com a varinha mágica até estar num puré liso cremoso.
Triturei os flocos de aveia no processador de alimentos até estar numa farinha. Juntei a manteiga de amendoim, o cacau, o puré de tâmaras e voltei a triturar. Acrescentei a banana e pulsei até ter uma massa que forma uma bola no processador.
 

 
Passei para a forma forrada a papel vegetal e pressionei sobre a base e os lados.

Para fazer o caramelo de manteiga de amendoim, juntei a manteiga a puré de tâmara que já tinha preparado e misturei bem (optei por usar varinha mágica mas é só misturar). Espalhei sobre a base.
Parti as bananas em rodelas e espalhei sobre caramelo.


Pus o chocolate a derreter em banho maria. Quando já estava a ficar cremoso, juntei azeite. Retirei da água quente e acrescentei o leite de coco Misturei bem e verti sobre as bananas. Levei a frigorifico 1 hora. Decorei com banana e amendoins picados

 

 


Tão bom...

0 Comentários