Millet (milho painço) com frango, abacate e citrinos



Fiz para mim e para o meu marido que almoçámos em casa e para a minha filha Camila levar na marmita e almoçar no colégio. Mais uma vez, esta é só mais uma das vantagens do millet, assim como da quinoa: ficam tão bem comidos frios e em saladas, como numa refeição convencional.
A Camila, tal como o irmão, mete-se em tudo quanto é projeto extra curricular. Já foi assim com o irmão, que continua com a mesma "mania", e já vai no 3º ano de faculdade, o que faz com que eu não estranhe. Como diz o ditado popular "o que não se estranha entranha-se". É mesmo isso, fui-me habituando a ver os meus filhos sempre cheios de atividades, em grandes e pequenos projetos, a estar ao lados deles, até porque precisam imenso de apoio, "das moletas" como eu costumo dizer, para fazerem com sucesso tantas coisas ao mesmo tempo. Já tive a alegria de ver o mais velho, o J. Pedro, ser deputado europeu por um dia e representar o meu pais em Estrasburgo, tinha ele exatamente a idade da irmã, ela também foi a Bruxelas no ano passado quando ganhou um concurso idêntico ao que o irmão tinha ganho, e agora está a preparar-se para mais um concurso, desta vez o que a conduzirá a Estrasburgo.
A preparação é feita no colégio na hora de almoço, o que quer dizer que tem de almoçar lá e no intervalo de 15 minutos. Daí as marmitas derem a melhor opção.
As receitas de millet são tão boas como as suas características. Este fantástico cereal é originário dos continentes Africanos e Asiático e terá sido cultivado pela primeira vez há 6000 anos atrás, sendo assim mais antigo que o arroz.
Este é um cereal isento de glúten, com grande percentagem de fibras (8,5%), proteínas (22%), vitaminas e minerais (ferro, fosforo, magnésio, zinco).
No que diz respeito á confeção, existem varias formas de o fazer, doce ou salgado, sendo que cozer é a mais fácil e que se adapta a qualquer situação. Podemos fazer apenas como acompanhamento, em substituição do tradicional arroz, ou misturar legumes.
Outras receitas facílimas e muito rápidas com millet:
Millet com atum e camarão
Millet com cogumelos e bacon de peru


Para 3 pessoas vão precisar de:
  • 3/4 de caneca de millet seco*
  • 1 dente de alho
  • 2 laranjas
  • 1 abacate
  • 3 bifes de frango (temperei-os com o tempero para frango da "Flor das Hortas" (podem usar sal e pimenta ou sal, alho e pimentão doce)
  • 1 fio de azeite
Molho:
  • sumo de 1 lima
  • 1 colher de sopa de sumo de laranja
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sobremesa de mel
  • sal
  • salsa picada (cerca de 5 pés)
Confeção:
Comecei por cozinhar o millet. 
*A proporção com que cozo o millet em água é de 1:2, ou seja, por cada caneca de millet são 2 de água. Confeciono cerca de 1/4 de caneca de millet cru por pessoa.
Pus o millet num passador e lavei em água corrente. Pus um tachinho ao lume. Passei o millet para o tachinho e salteei por 2 minutos (a finalidade é solta-lo e evaporar a água de lavagem). Reguei com um fio de azeite, juntei o alho cortado ao meio e salteei mais 1 minuto.
Adicionei 1 caneca e 1/2 de água e assim que começou a ferver, baixei o lume, tapei de deixei cozinhar por cerca de 10 minutos, até quase toda a água estar evaporada e o millet apresentar já estar cozido.

Enquanto o millet cozeu, preparei o molho misturando todos os ingredientes, descasquei a parti as laranjas e o a abacate em cubos.
Pus uma frigideira anti aderente ao lume untada com azeite e grelhei os bifes até estarem douradinhos.

Passei o millet para uma tigela, juntei a laranja, o abacate e envolvi. Acrescentei o frango já partido em tiras e reguei com molho. Voltei a envolver tudo e servi polvilhado com salsa.






Bom apetite!







0 Comentários