Bolo de chocolate vegan com cobertura de creme de chocolate e abacate (sem farinha de trigo; sem manteiga)



Este já é o meu quinto bolo de chocolate neste formato e o terceiro aqui no blogue. Este foi feito para uma festa de Natal, pelo que elaborei um bolo fácil e que fica bem grande. Fiz algumas adaptações á receita original, retirada duma página vegan, aproximando ás minhas experiências anteriores.
Num bolo com estas características, sem ovos, manteiga nem farinha de trigo, é necessário ir buscar os conhecimentos de física e química para que ele cresça e fique firme como um bolo vulgar. Na nossa massa terão de ocorrer reações químicas que permitam o bolo "cozer". Quando batemos as claras em castelo num bolo tradicional, estamos a introduzir ar ao esmo tempo que desnaturamos as proteínas das claras. Depois temos de envolver cuidadosamente e nunca bater, precisamente para esse "ar" se manter dentro da massa.



Quando fazemos um bolo sem ovos e sem as claras em castelo, podemos recorrer á reação que acontece entre um acido e uma base, neste caso o vinagre e o bicarbonato de sódio para introduzir esse "ar" no bolo. É uma reação muito conhecida pelos nossos jovens estudantes que a fazem nas escolas.
Aqui também usei o puré de maça para substituir manteiga, o que ajuda bastante a diminuir calorias.
Temos ainda a questão da farinha. Para fazer farinha para bolos sem a compara já feita (que normalmente é de trigo), temos que fazer uma mistura com amido de milho. Esta mistura tem de ser bem peneirada, pois só assim conseguimos os resultados pretendidos.
Felizmente não tenho fotos deste bolo para vos mostrar. Digo felizmente porque não sobrou nada, nem uma única fatia para trazer para casa e fotografar!
Para um bolo feito num tabuleiro de 20 por 30cm vão precisar de:
(medida da caneca que usei é de 250ml)
  • 1 e 1/2 caneca de puré de maça (equivale a cerca de 3 maças pequenas cozidas com sumo de meio limão e trituradas com a varinha mágica)
  • 375 ml de leite (o que quiserem)
  • 120 ml de café (instantâneo ou tipo bica)
  • 1 e 1/2 colher de sopa de vinagre branco
  • 2 canecas e 1/2 de farinha de aveia integral
  • 2 e 1/2 colheres de sopa de amido de milho (maizena) ou polvilho doce
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • 100g de cacau em pó
  • 1 e 1/4 de caneca de açúcar mascavado ou de coco
  • 5 colheres de sopa de azeite
Para o recheio e cobertura de abacate:
  • 4 abacates pequenos
  • 200g de chocolate preto
  • 3 colheres de sopa de mel
Confeção:
Fiz o puré de maça de manhã. Esta será a 1ª coisa a fazer. Descasquei e cortei as maças em cubos, levei ao lume com sumo de meio limão e algumas gotas de água (um pouco mais se precisarem de ter o lume alto). Deixei cozer lentamente 15 minutos. Triturei com a varinha mágica.
Medi o leite para um copo e misturei-lhe o vinagre. A intenção é azedar o leite e fazer "buttermilk", um preparado que serve para dar leveza e fofura aos bolos.

Pus o forno a aquecer a 180ºC e forrei uma forma retangular de 20 por 30 cm com papel vegetal.
Numa tigela juntei os secos. A farinha e o amido de milho têm de ser peneirados juntos com a ajuda dum passador. É mesmo importante para que os resultados sejam os esperados, pois estamos a fazer um preparado doméstico de farinha para bolos. Juntei o fermento, bicarbonato de sódio, cacau e o açúcar. Misturei bem tudo.


 Ao copo de leite com vinagre juntei o café. Verti sobre os secos e misturei bem. Acrescentei o puré de maça, o azeite e envolvi.

Verti metade desta massa na forma e levei ao forno por 25 a 3o minutos (espetem o palito ao fim dos 25 minutos para ver se já está pronto).


 Como só tenho uma forma deste tamanho, retirei esta 1ª parte do bolo da forma com a ajuda do papel vegetal, forrei novamente e verti a restante massa para levar a cozer.
Deixei arrefecer as duas partes do bolo no papel vegetal.




Fiz o creme da cobertura e recheio enquanto a 1 parte cozeu para também endurecer um pouco até á altura de montar o bolo. Parti o chocolate em pedacinhos e levei ao microondas a derreter por 2 minutos parando a cada 20 segundos para evitar que ferva. Descasquei os abacates para uma tigela e triturei-os com a varinha mágica até estar bem cremoso. Juntei o mel e o chocolate derretido e misturei bem. Está pronto o creme.


Passei a 1ª parte do bolo para a travessa de cobri com 1/3 do creme. Sobrepus a 2º metade de bolo com a ajuda do papel vegetal e cobri com o restante creme.





Uma curiosidade: a minha 2ª metade de bolo partiu e não foi só num sitio. Não houve qualquer problema, não só porque é um bolo fofo que ligou novamente, como também a cobertura vai tapar e transmitir humidade. Nem eu quando estava servir consegui perceber onde estava a parte que tinha partido.
Para a decoração usei frutos silvestres congelados, bolinhas de coco e bolinhas de coco com morango e amora.
Para fazer as bolinhas de coco, podem fazer a quantidade que quiserem. A cada colher de sopa de leite de coco sólido junto uma de café de mel e coco ralado até estar numa pasta mole mas que se molda com muita facilidade nas mãos.
Para fazer bolinhas de coco com morango e amora, piquei na tabua com a ajuda duma faca 1 amora e meio morango congelado. Misturei na massa de coco.
para verem mais fotos carregar aqui

Uma delicia!






0 Comentários