Pernas de frango no forno com abacaxi




Tanto sabor por tão pouco, é o que me ocorre dizer sobre esta refeição. A realidade é que todos os ingredientes são simples, saudáveis e económicos. As calorias, essas, também não são muitas, desde que se retire a pele ao frango. Grande parte da gordura do frango está na pele e, consequentemente as calorias. Em valores aproximados, uma coxa de frango média sem pele e assada tem cerca de 120 calorias, valor que sobe para mais de 170 se for com pele. Se as fritar estes valores também se alteram consideravelmente: uma coxa de frango sem pele frita chega ás 225 calorias e com pele ás 280. Dá que pensar...


Esta foi uma refeição que preparei em dia de visitas. Presumo que estejam já de boca aberta e a pensar "Ela serviu frango ás visitas?!". Não é costume, mas estas eram umas visitas especiais, alguns colegas da minha filha Camila, pelo que achei que frango toda gente gosta, logo, nenhum deles iria ficar mal jantado ou com fome se fizesse frango. Tentei dar-lhe um toque especial, fazendo um agridoce com o ananás e acho que todos gostaram (pelo menos ninguém se queixou....).



Para 6 pessoas vão precisar de:
  • 2,5 kg de pernas de frango limpas de gorduras e pele (é importante tirar a pele ao frango para que possam aproveitar o molho, caso contrário, mesmo que dispensem a pele quando estão a comer, o molho está cheio de gordura)
  • 1 abacaxi
  • 2 colheres de sopa de mel
  • sumo de 1 laranja ou sumo de ananás caso usem uma lata
  • 3 dentes de alho picadinhos ou 2 colheres de chá de massa de alho
  • 1 colher de sopa de molho de soja ou molho inglês ou vinagre balsâmico
  • 2 colheres de sopa de gengibre ralado ou seco
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 pitada de sal
  • salsa picada q.b. (cerca de 4 pés)
Confeção:
Pedi no talho para limparem as pernas de frango de pele e gorduras e separarem a coxa da perninha.
Dispus a carne numa assadeira grande de forma a não estarem muito sobrepostas.
Numa tigelinha misturei todos os ingredientes á exceção do frango e do abacaxi. Verti esta mistura sobre as pernas reservando um pouco para pôr por cima do abacaxi.
Descasquei e parti o abacaxi em fatias. Retirei o centro e distribuí pela assadeira. Reguei com o molho que reservei.

Deixei marinar cerca de 2 horas.
Liguei o forno a 200ºC. Quando quente, coloquei a assadeira, na zona inferior do forno, por cerca de 1 hora. Fui regando com o molho formado.
Entretanto o abacaxi já está dourado e cozinhado, retirei-o para um prato e deixei as pernas dourarem já na zona média do forno.

Voltei a colocar o abacaxi e polvilhei com salsa.


Bom apetite!


0 Comentários