O perfume que saiu da minha cozinha não enganava ninguém! Ó talvez não, porque a minha filha Camila achou que eu estava a fazer queijadas de laranja, tal era o aroma que ela tanto gosta que vinha da cozinha. Isto porque eu gosto de pôr alfarroba nas queijadas de laranja, que já não faço há imenso tempo e nem sequer tenho a minha receita no blogue (fica aqui a promessa que será para breve). Estes muffins, que inicialmente seriam para aromatizar com canela, á ultima da hora optei pela alfarroba.
A alfarroba é um vagem cheia de benefícios para a nossa saúde. Habitualmente usada para substituir o cacau, ela tem como principal diferença para este, a quantidade de gordura (25% para o cacau e 0,7 para a alfarroba) e a quantidade de açucares, que é maior na alfarroba, pois cerca de 40% da sua composição são açucares naturais. Esta diferença permite diminuir o açúcar nos bolos, que por norma já não deve ser muito nos muffins.
A Alfarroba tem um elevado valor nutritivo mas, no entanto, e apesar dos açucares naturais, tem um baixo valor calórico, muito devido ás muitas fibras de boa qualidade que possuiu e ás poucas gorduras.
Ficaram fantásticos, e tal como todas as receitas de muffins, caso contrário seriam queques ou cupcakes, são facílimos de fazer, muito rápidos e pouco doces, o que é ótimo para os lanches a meio da manhã ou da tarde.
É mesmo com esse fim que os faço, para pôr nas lancheiras, ficam maravilhosos a acompanhar uma peça de fruta.Ficaram fantásticos, e tal como todas as receitas de muffins, caso contrário seriam queques ou cupcakes, são facílimos de fazer, muito rápidos e pouco doces, o que é ótimo para os lanches a meio da manhã ou da tarde.
Para 12 a 14 muffins vão precisar de:
(eu tenho apenas 8 formas de muffin pelo que fiz 8 e 12 de miniqueques; usei formas de silicone mas podem usar as que quiserem, incluindo as de papel; a capacidade da caneca que usei é de 240ml)
- 2 canecas de farinha de aveia
- 4 colheres de sopa de amido de milho (maizena ou farinha de tapioca)
- 1 colher de sopa rasa de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 3 colheres de sopa de farinha de alfarroba (ou 1 de canela e 1/2 de gengibre e noz moscada)
- 4 ovos
- 70 ml (4 colheres de sopa bem cheias) de mel ou geleia de agave ou açúcar mascavado ou açúcar de coco
- raspas de 1 laranja
- 80 ml de sumo de laranja (sumo de 1 laranja)
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1/2 caneca de nozes picadas
- 1/2 caneca de passas
Para o molho (opcional): fiz apenas para três misturando numa tigelinha 1 colher de sopa de manteiga de amendoim, uma de chá de mel e sumo de laranja até estar numa consistência cremosa e que escorre da colher. É necessário mexer bem.
Retirei as raspas e depois o sumo á laranja.
Pus o forno a aquecer a 180ºC.
Numa tigela misturei os secos (farinhas, bicarbonato e sal). Noutra tigela bati com um garfo os húmidos (ovos, sumo e raspas, mel e azeite).
Verti a mistura dos líquidos sobre a dos secos. Misturei bem (sem bater) e acrescentei as nozes e as passas.
Preenchi as formas e levei ao forno, 15 minutos as mini e 20 as maiores.
Bons lanches!
0 Comentários