Pataniscas de bacalhau no forno




Tenho sido uma resistente a fazer as pataniscas no forno. A razão é simples, a minha mãe fazia as melhores pataniscas de sempre. Fazia em formato de sonhos, mais "bolinha" e fofas. Eu desde que me lembro de cozinhar que faço como ela e só gosto de as comer assim, fofas. Fazer diferente era como que uma afronta aquilo que tão bem me tinha sido ensinado.
No entanto, a vida muda e nós temos de mudar com ela, acompanhar e evoluir. Não podemos ficar agarrados ao passado. As memorias são importantes mas ninguém vive delas nem do passado.
Hoje, pela 1ª vez, fiz pataniscas de bacalhau que não foram fritas e não segui a receita da minha querida mãe.
Para 4 pessoas vão precisar de:
  • 500g de bacalhau demolhado (eu costumo aproveitar as partes menos nobres do bacalhau, asas e rabo; se não quiserem, equivale a 1 e 1/2 posta média)
  • 5 colheres de sopa de farinha de aveia
  • 2 ovos
  • 1 cebola picadinha
  • 1 dente de alho picadinho
  • salsa picada (cerca de 5 pés)
  • cerca de 1 caneca de leite
  • sal
Confeção:
Cozi o bacalhau, deixei arrefecer e livrei-me de pele e espinhas.
Liguei o foro a 180ºC.
Coloquei numa tigela o bacalhau, a farinha, os ovos, a cebola, o alho, a salsa e uma pitada de sal. Misturei bem e juntei leite, aos poucos, até a massa estar maleável como se de um bolo se tratasse.
Forrei o tabuleiro do forno com papel vegetal. Distribui a massa colocando cerca de 1 e meia colher de sopa em montinhos (bolas grandes). Levei ao forno por cerca de 20 minutos (ou até estar douradinho).





As minhas não ficaram muito douradas, tive de tirar porque precisei de sair urgentemente e não podia deixar no forno, mas ficaram muito boas.



Bom apetite!




0 Comentários