Feijoada de pota (acompanhada com arroz seco integral)




Se há coisa que me incomoda e irrita, quase me enerva (e olhem que sou bastante calma...) é esta "moda" das pessoas acharem que tudo que faz parte da gastronomia tradicional portuguesa não é saudável. Está tão, mas tão errado!
Tenho visto situações extraordinárias, até mesmo com as minhas publicações. Ontem mesmo alguém publicou uma receita minha, devidamente identificada, e mencionou uma alteração, referindo-se a ela como se tivesse tornado a receita mais saudável: trocou azeite por óleo de coco. Como é que é possível...Como é que não percebem que a "febre" do óleo de coco não passa duma manipulação do mercado?! Como é que não se dão ao trabalho de tentar saber se o que estão a escrever está correto?!
Pois, o óleo de coco tem quase tantas gorduras saturadas como a manteiga. Têm saído vários estudos e consequentes artigos sobre o assunto, mas parece que há uma determinada industria que não lhe interessa que essa informação passe para a maioria das pessoas...
Falando agora deste prato, aqui temos essencialmente feijão, cenoura, tomate e pota, ou seja, um conjunto de alimentos muito saudáveis e com posição de destaque na pirâmide dos alimentos. Por algum motivo difícil de entender, o feijão passou a ser visto como o menino feio da gastronomia tradicional portuguesa, quando na realidade, e a par do grão de bico, é um alimento eu deve ser consumido com regularidade, pois tem um valor nutricional importantíssimo para quem pretende um estilo de vida saudável.

Mais ainda, o feijão branco é o novo "queridinho" do mundo fitness. Para além de ser uma excelente fonte de fibras, proteínas, flavonoides (substancias antioxidantes), vitaminas do complexo B, ferro, zinco, magnésio e cálcio, ele ainda ajuda a emagrecer.
É que na sua composição está uma proteína que reduz a absorção de hidratos de carbono através da inibição de enzimas que convertem o amido (hidratos de carbono) ingerido em glicose (açúcar no sangue), logo não são absorvidos. As suas fibras também promovem a sensação de saciedade.

Em relação ao prato tradicional omiti o chouriço, como de resto faço em todos. Não uso, não vejo qualquer necessidade de usar, não fica sem sabor como muitos pensam. Basta usar as tão boas ervas aromáticas que os enchidos são dispensáveis.
Para 4 pessoas vão precisar:
  • 1 kg de tiras de pota (usei embalagem congelada)
  • 1 cebola grande picada
  • 3 dentes de picados
  • 1 fio de azeite
  • 1/2 lata de tomate em pedaços
  • 2 cenouras grandes
  • 6 pés de salsa
  • 4 folhas de louro
  • sal
  • 500g feijão branco (usei de lata e este é o peso do feijão escorrido)
Confeção:
Pus a pota a descongelar.
Refoguei a cebola e o alho com o azeite num tacho largo. Quando a cebola já estava mole, juntei o tomate.
Descasquei e parti as cenouras ás rodelas e juntei-as ao tacho. Tapei e deixei cozinhar um pouco em lume brando enquanto parti as tiras aos cubos (caso seja necessário podem juntar um pouco de água ou vinho branco.
Acrescentei a pota partida em cubos e os temperos: salsa, louro e sal.
 Deixei cozinhar até a pota estar tenra (é muito rápido, cerca de 15 minutos).
Adicionei o feijão e deixei "apurar" ligeiramente, fervendo em lume mais alto 2 a 3 minutos.
Servi acompanhado de arroz seco integral. Coloquei arroz no prato e fiz uma abertura ao centro. Inseri a feijoada nessa abertura.

Bom apetite!



0 Comentários